O acesso à informação e a utilização de tecnologias são duas características
marcantes no mundo atual. Os discentes vivem de forma intensa essas características
do mundo contemporâneo. A Geografia vem acompanhando as transformações do
mundo hodierno, em especial, com o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas:
softwares, computadores, satélites, etc. Não é mais pertinente ensinar uma disciplina
como a Geografia de forma estática, “decoreba”, sem conexões com o mundo
globalizado, assim, o Ensino de Geografia vem passando por transformações relativas
às técnicas e ao uso de instrumentos tecnológicos principalmente. Através deste
trabalho, procuramos entender como os docentes da Geografia lidam com essas
novidades tecnológicas em suas aulas, de forma a possibilitar uma reflexão sobre a
aula da referida disciplina. A pesquisa tem por finalidade mostrar/relatar experiências
docentes com o uso de tecnologias no Ensino de Geografia em quatro escolas
públicas estaduais de ensino médio. Optou-se por um estudo de caso com abordagem
qualitativa, assim como uma prévia pesquisa bibliográfica. Tal pesquisa foi base para
a elaboração de um questionário, no qual os docentes puderam expor suas
experiências com tecnologias.
Palavras-chave: Ensino. Geografia. Climatologia.