Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CLIMATOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO CEARÁ: ESTUDO DE CASO DA REGIONAL V (SEFOR3) EM FORTALEZA/CE

Autor(es):
FREITAS, FRANCISCO CLAUDIO COSTA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O acesso à informação e a utilização de tecnologias são duas características
marcantes no mundo atual. Os discentes vivem de forma intensa essas características
do mundo contemporâneo. A Geografia vem acompanhando as transformações do
mundo hodierno, em especial, com o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas:
softwares, computadores, satélites, etc. Não é mais pertinente ensinar uma disciplina
como a Geografia de forma estática, “decoreba”, sem conexões com o mundo
globalizado, assim, o Ensino de Geografia vem passando por transformações relativas
às técnicas e ao uso de instrumentos tecnológicos principalmente. Através deste
trabalho, procuramos entender como os docentes da Geografia lidam com essas
novidades tecnológicas em suas aulas, de forma a possibilitar uma reflexão sobre a
aula da referida disciplina. A pesquisa tem por finalidade mostrar/relatar experiências
docentes com o uso de tecnologias no Ensino de Geografia em quatro escolas
públicas estaduais de ensino médio. Optou-se por um estudo de caso com abordagem
qualitativa, assim como uma prévia pesquisa bibliográfica. Tal pesquisa foi base para
a elaboração de um questionário, no qual os docentes puderam expor suas
experiências com tecnologias.
Palavras-chave: Ensino. Geografia. Climatologia.

Abstract:
Access to information and the use of technologies are two of today's world hallmarks.
Students live these characteristics of the contemporary world intensely. Geography
has been following the transformations of today's world, especially with the
development of technological tools: software, computers, satellites, etc. It is no longer
pertinent to teach a discipline such as Geography in a static way, like knowing by heart,
without any connection with the globalized world. Thus, the Teaching of Geography
has undergone transformations as regarding mainly to the techniques and the use of
technological instruments. In piece this of work, we try to understand how the teachers
of Geography deal with these technological innovations in their classes, in an attempt
to allow a reflection on the class of the discipline. The present work aims to show /
report teaching experiences with the use of technologies in Geography Teaching in
four state public high schools. It’s been done a case study with a qualitative approach,
as well as a previous bibliographic research. Such research based the elaboration of
a questionnaire, in which teachers were able to present their experiences with
technologies.
Keywords: Teaching. Geography. Climatology.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FREITAS, FRANCISCO CLAUDIO COSTA DE. CLIMATOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO CEARÁ: ESTUDO DE CASO DA REGIONAL V (SEFOR3) EM FORTALEZA/CE. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1