Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
OS PROCESSOS REFERENCIAIS AOS PERSONAGENS E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS

Autor(es):
COSTA, TÂNIA TORRES DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo analisar como acontece o processo de referenciação aos personagens e sua contribuição no processo de compreensão de textos do gênero Memórias Literárias. Partimos do princípio de que todo texto é incompleto. No cotexto encontramos pistas do seu conteúdo, mas é necessário considerar sua implicitude também. Além disso, para que a compreensão leitora aconteça de forma proficiente, é imprescindível a participação do leitor que, com seu conhecimento prévio, seu conhecimento de mundo e suas vivências, constrói o sentido do texto. O referencial teórico que serviu de alicerce para este trabalho tem como destaque estudos de Mondada e Dubois (2003), Koch e Elias (2006), Costa e Cavalcante (2009), Cavalcante (2013), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Oliveira-Nascimento (2014), Koch (2015) dentre outros. A pesquisa foi realizada com uma turma da EJA Jovem IV, correspondente ao sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental, através da análise dos processos referenciais e sua contribuição na construção de sentido, com enfoque na referenciação aos personagens em textos do gênero Memórias Literárias. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, com leitura discutida e resolução de atividades referentes a cada texto, dos quais dois, um no início e outro no final, foram respondidos individualmente pelos alunos para que fosse feito um comparativo dos acertos das questões envolvendo a percepção e a caracterização dos referentes. As atividades com estratégias de referenciação foram úteis para mostrar aos alunos diferentes formas para se construir um projeto de dizer e para estimular o interesse pela leitura nos alunos.
Palavras-Chave: Compreensão leitora. Referenciação. Memórias Literárias.

Abstract:
This research aims to analyze how happens the referentiation process to the characters and its contribution in the process of understanding texts of the genre Literary Memories. We start from the principle that every text is incomplete. In the cotext we find clues of its content, but it is necessary to consider also what is implicit. Besides that, in order for reading comprehension to take place in a proficient way, it is imperative the reader participation that, with his prior knowledge, his knowledge of the world and his experiences, builds the meaning of the text. The theoretical framework that served as a foundation for this work has as outstanding the studies of Mondada and Dubois (2003), Koch and Elias (2006), Costa e Cavalcante (2009), Cavalcante (2013), Cavalcante, Custódio Filho and Brito, Oliveira-Nascimento (2014), Koch (2015) among others. The research was carried out with a group of the EJA Jovem IV, corresponding to the sixth and seventh years of elementary school, through the analysis of the referential processes and their contribution in the construction of meaning, focusing on the reference to the characters in texts of the genre Literary Memories. The methodology applied was the action research, with discussed reading and resolution of activities related to each text, of which two, one at the beginning and one at the end, were individually answered by the students in order of make a comparison of the correct answers of the questions involving the perception and characterization of referents. The activities with referential strategies were helpful in showing students different ways to build a project to say and to stimulate interest in reading in students.
Keywords: Reading. Referencing. Understanding.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
COSTA, TÂNIA TORRES DA. OS PROCESSOS REFERENCIAIS AOS PERSONAGENS E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1