Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A ESCOLA E A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE NEGRO: O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

Autor(es):
MAIA, MARIA EDLEUZA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo identificar como a história e a cultura africana e afro-brasileira permeiam o espaço escolar e mediam processos de formação identitária do estudante negro. A pesquisa foi realizada com professores e alunos de uma escola pública estadual de ensino médio, do município de Limoeiro do Norte, Ceará, utilizando-se de recursos metodológicos como enquetes, histórias de vida e entrevistas, privilegiando as memórias e autobiografias dos que se reconhecem ou são reconhecidos como negros. Foram utilizadas também fontes bibliográficas que discorrem sobre o ensino de história e a situação dos afro-brasileiros, hoje; África em sala de aula e a função social da escola. Os estudos confirmam que a instituição escolar é importante na formação identitária dos estudantes, seja para afirmar e/ou negar identidades atribuídas, seja para adquirir outras. Os depoimentos revelam que há uma ausência de referenciais afirmativos dos negros na História da África veiculada na escola e na sociedade brasileira, e isso afeta o desempenho escolar e a identificação destes com essa história. Ainda persistem na escola comportamentos que desqualificam a estética e religiosidade negras. Há uma naturalização da desigualdade e o não reconhecimento do preconceito, inclusive, por parte dos negros. Isto contribui para elevar o descrédito dos negros em sua capacidade intelectual, influenciando no desempenho escolar. A implementação da Lei 10.639/03 demanda inúmeras ações e desafios junto à escola, aos educadores e estudantes negros. Cabe ao Estado brasileiro continuar gestando ações afirmativas e políticas antirracistas na sociedade e instituições de ensino que garantam mudanças estruturais na realidade socioeconômica de forma a enfrentar o racismo estrutural, institucional e cotidiano vivenciado por pessoas negras. Os movimentos sociais e o movimento negro em particular podem contribuir na mobilização e sensibilização desta questão.
Palavras-chave: Educação. Escola. Afrodescendente.

Abstract:
This search aims to identify how the African and African-Brazilian history and culture permeate the school environment and mediate identity formation processes of black students. The survey was conducted with teachers and students of a high school public in the municipality of Limoeiro do Norte, Ceará, using methodological resources such as surveys, life stories and interviews, focusing on memories and autobiographies of those who recognize or are recognized as black. It were also used bibliographical sources that discuss about the history of teaching and the situation of african-Brazilians today, Africa in the classroom and the school social function. Studies confirm that the school institution is important in identity formation of students, either to affirm and/or deny assigned identities, or to acquire others. Reports reveal that there is an absence of affirmative of blacks references in African history conveyed in school and in Brazilian society, and this affects school performance and their identification with this history. There are still behaviors in school that disqualify the black aesthetic and religiosity. There is inequality naturalization and the non-recognition of prejudice, even by blacks. This helps to raise the discredit of blacks in their intellectual capacity, influencing school performance. The implementation of Law 10.639/03 demands numerous actions and challenges at school, educators and black students. It is for the Brazilian State continue gestating affirmative action and anti-racist politics in society and educational institutions to ensure structural changes in the socio-economic reality in order to face the structural racism, institutional and daily life experienced by black people. Social movements and specially black movement can contribute to the mobilization and sensibility of this issue.
Keywords: Education. School. Afrodescendant.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MAIA, MARIA EDLEUZA. A ESCOLA E A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE NEGRO: O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 17 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1