Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EM UMA MICROEMPRESA: UM ESTUDO DE CASO

Autor(es):
OLIVEIRA, MATEUS LIMA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Este estudo busca apresentar maneiras de como o planejamento estratégico pode auxiliar uma microempresa a se sobressair em um cenário de concorrência. Seu objetivo geral é desenvolver um planejamento estratégico direcionado para microempresas, com foco na DM Eletro Eletrônico EIRELI ME. Entre os objetivos específicos, podem-se destacar a definição das ameaças e oportunidades, a identificação dos pontos fortes e pontos fracos, e a elaboração dos objetivos e estratégias da empresa. Observou-se que todos os objetivos traçados foram atingidos. No que se refere à metodologia, a presente pesquisa foi realizada como um estudo de caso, de caráter bibliográfico, exploratório, descritivo e aplicado. As informações foram coletadas através de entrevistas não estruturadas, e a abordagem empregada na análise dos dados foi qualitativa. Na construção da pesquisa, procurou-se apresentar um pouco do histórico e dos conceitos do planejamento estratégico, bem como suas etapas, de modo a tornar seu entendimento prático ao administrador da empresa.. Além disso, conclui-se que foi viável produzir um diagnóstico claro de suas qualidades e deficiências, destacando como qualidade a localização da empresa e como deficiência a carência de um sistema informatizado de vendas e estoque. A análise do macroambiente e do microambiente viabilizou encontrar as ameaças relacionadas, principalmente, aos concorrentes diretos e à crise econômica que o Brasil enfrenta; por outro lado, algumas oportunidades puderam ser avistadas. A principal oportunidade apresentada é a de vendas de produtos pela internet. Nesse caso, sugere-se que a DM Eletro passe a investir nesse tipo de vendas, com anúncios em sites específicos de vendas on-line. Ao final do trabalho, apresenta-se um prognóstico para a empresa, que contém a elaboração da visão e missão, bem como a definição dos objetivos e estratégias.
Palavras-chave: Planejamento estratégico. Microempresa.

Abstract:
This study aims to present ways in which strategic planning can help a microenterprise to excel in a competitive scenario. Its general objective is to develop a strategic planning aimed at microenterprises, focusing on the DM Eletro Eletrônico EIRELI ME. Among the specific objectives, we can highlight the definition of threats and opportunities, the identification of strengths and weaknesses, and the elaboration of the company's objectives and strategies. Regarding the methodology, the present research was carried out as a case study, and of a bibliographic, exploratory, descriptive and applied character. The information was collected through unstructured interviews, and the approach used in data analysis was qualitative. In the construction of the research, we tried to present some of the history and concepts of strategic planning, as well as its stages, in order to make its understanding practical to the company administrator. It was observed that all the objectives outlined were achieved. In addition, it was concluded that it was feasible to produce a clear diagnosis of its qualities and deficiencies, highlighting as quality the location of the company and as deficiency the lack of a computerized sales and inventory system. The analysis of the macroenvironment and microenvironment made it possible to find the threats related, in particular, to the direct competitors and to the economic crisis that Brazil is facing; on the other hand, some opportunities could be sighted. The main opportunity presented is to sell products over the internet. In this case, it is suggested that DM Eletro will invest in this type of sales, with ads on specific online sales sites. At the end of the work, a prognosis is presented for the company, which includes the elaboration of vision and mission, as well as the definition of goal and strategies.
Keywords: Strategic planning. Microenterprise.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
OLIVEIRA, MATEUS LIMA DE. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EM UMA MICROEMPRESA: UM ESTUDO DE CASO. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1