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Repositório Institucional - UECE
Título:
Os sentidos da desartificação da arte (entkunstung der kunst) na filosofia de Theodor W. Adorno

Autor(es):
Oliveira, Lia Freitas

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
A análise feita neste trabalho acerca do conceito de desartificação da arte (Entkunstung der Kunst), elaborado pelo filósofo alemão Theodor W. Adorno, põe em relevo as condições da arte no seio da sociedade burguesa no panorama social e histórico de desenvolvimento do capitalismo. A partir das evidências de multiplicidade e contradição que se sobressaem nesse fenômeno da Entkunstung, ou seja, a compreensão da ambivalência que esse conceito impele, sugere não somente o comentário sobre a decadência da arte, mas uma potencialização da linguagem artística enquanto crítica. A pergunta parte do seguinte ponto: a sociedade burguesa libertou a arte de seus vínculos cultuais e a secularizou, trouxea para a ordem do dia e, graças à reprodutibilidade técnica, deu acesso livre das massas a ela. Como então, diante desse panorama, a arte pode ter entrado no processo de crise do seu sentido? Desde o surgimento da fotografia e, posteriormente, do cinema, a reprodutibilidade técnica colocou em cheque os valores tradicionais do fazer artístico: houve o declínio da aura, a perda do valor de autenticidade e o esmaecimento do aqui e agora. Diante dessas condições, a arte passou por transformações profundas. Ora, como se sabe, a arte moderna foi a eclosão do rompimento com a tradição artística e inaugurou uma expressividade crítica e inovadora. Os movimentos vanguardistas surgem como a máxima desse rompimento. Assim, perante essa quebra crítica dos velhos paradigmas, a arte expande sua expressividade ao limite e indaga-se sobre seu próprio sentido e identidade. Essa ebulição já pode ser pressentida desde Hegel, quando este falou sobre o fim da arte. Tal tese hegeliana é trabalhada como diálogo com o conceito adorniano de desartificação para mostrar uma visão mais ampla sobre os primeiros indícios, mesmo que embrionários, dessa conjuntura. Assim, a constatação deste trabalho, levando em consideração o método dialeticamente negativo do autor, é que a desartificação da arte não significa só sua decadência e sufocamento social por meio da Indústria Cultural e seus mecanismos de padronização, mas também representa uma guinada da arte para uma linguagem que aceita essa condição não como derrota, mas como salvação e manutenção de sua expressão crítica, ratificando,por sua vez, a interface emancipatória da arte, ou simplesmente, a força que a arte ainda possui para bater de frente com a sociedade que a sufocou. Palavras-chave: Desartificação. Arte. Crise do sentido. Expressão crítica.

Abstract:
This paper intends to analyze the concept of “des-artification of art” (Entkunstung der Kunst) developed by German philosopher Theodor W. Adorno, highlighting the art conditions within bourgeois society in the social and historical overview of the development of capitalism. From the evidence of multiplicity and contradiction that stands out in this Entkunstung phenomenon, understanding the ambivalence that drives this concept, not only suggests the commentary on the art of decadence, but also a potentiation of artistic language as criticism. The question starts at the following point: the bourgeois society freed art from its cultic ties and secularized it, brought it to the agenda and thanks to the technical reproducibility, gave the crowd free access to it. How then, given this background, art may have entered the crisis process of its meaning? Since the invention of photography and later film, the technical reproducibility put in check the traditional values of art making: there was the decline of aura, loss of authenticity value, washout here and now. Given these conditions, the art has undergone profound changes. Now, it is known, modern art was the outbreak of the break with artistic tradition and opened a critical and innovative expression. The avant-garde movements arise as the maximum of that breakup. So before this critical break of the old paradigms, art expands its expressiveness to the limit and asks about their own meaning and identity. This exaltation can already be felt from Hegel, when he talked about the end of art. This Hegelian thesis is worked as dialogue with Adorno's concept of des-artification to show a broader view on early indications, even if embryonic, from this conjuncture. Thus, the finding of this work, taking into account dialectically negative author's method, is that des-artification art not only means its decay and social suffocation through cultural industry and its standardization mechanisms, but also is an art turn into a language accepting this condition not as a defeat but as salvation and maintaining its critical expression, confirming, in turn, the emancipatory interface of art, or simply the power that art still has to go up against the society that suffocated it. Keywords: Des-artification. Art. Sense of crisis. Critical expression

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Oliveira, Lia Freitas. Os sentidos da desartificação da arte (entkunstung der kunst) na filosofia de Theodor W. Adorno. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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