Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA DE PREVISÃO DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Autor(es):
SALES, VIVIANI MARIA BARBOSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que se expande e ocupa grande
espaço no ensino superior, especialmente na formação de professores. Evidencia-se, contudo,
nos cursos ofertados nessa modalidade, problema recorrente de evasão, reprovação e
abandono. A analítica da aprendizagem (learning analytics) trabalha na perspectiva de
contribuir com alunos, professores e instituições, na identificação de possíveis riscos de
insucesso acadêmico, utilizando os dados informados ou produzidos pelos estudantes. É nessa
realidade que se insere esta pesquisa, tendo como objetivo geral: estimar um modelo
probabilístico para identificação dos alunos em risco de insucesso no curso de licenciatura em
Pedagogia a distância da UAB/UECE, tomando por base as ações dos estudantes no ambiente
virtual de aprendizagem (AVA) Moodle e a perspectiva da analítica da aprendizagem. Esse
objetivo de caráter mais amplo foi diluído nos seguintes objetivos específicos - Conhecer as
ações desenvolvidas pelos estudantes no AVA Moodle do curso de licenciatura em Pedagogia
a distância da UAB/UECE; Identificar padrões de comportamento dos estudantes no AVA que
ensejam sucesso ou insucesso acadêmico; Descrever a relação entre a ocorrência de
aprovação/reprovação dos estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia a distância da
UAB/UECE e suas ações no AVA Moodle; Partindo da compreensão dos padrões de
comportamento dos estudantes no AVA Moodle e do estabelecimento do modelo preditivo,
propor diretrizes que possam contribuir com a melhoria da formação dos estudantes dos
cursos de licenciatura em Pedagogia a distância da UAB/UECE. Na metodologia, o caminho
percorrido assentou-se no paradigma pragmático de pesquisa. Foi imprimido ênfase à
abordagem quantitativa, por meio do método estatístico, utilizando a técnica de regressão
logística binária e a perspectiva da Analítica da Aprendizagem. O universo investigado foi o
curso de licenciatura em Pedagogia da UAB/UECE em dois polos, com ingresso em 2009:
Mauriti (maior percentual de concluintes) e Missão Velha (menor percentual de concluintes).
Os dados analisados foram as ações dos estudantes realizadas no AVA Moodle (versão 1.9) do
curso. Foram utilizadas todas as informações referentes ao logs de acesso e ações realizadas
dentro do referido ambiente. Nas análises, foram convertidos os dados colhidos para uma
maneira compreensível pelos computadores. Resolveu-se utilizar o software de análise de
dados estatísticos Stata Statistical Software (Stata) e a planilha eletrônica LibreOffice Calc.
Os resultados evidenciam que, pelo acompanhamento das ações desenvolvidas pelos
estudantes no ambiente virtual, é possível perceber alunos em risco de insucesso acadêmico.
Com o modelo estimado pela técnica estatística de regressão logística binária, as ações de
postar uma mensagem no fórum de discussão; upload de um arquivo e erro de mensagem
enviada a e-mail interferem significativamente no resultado (aprovação/reprovação) dos
estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia da UAB/UECE, turma de Mauriti. Já as
ações upload de um arquivo para uma tarefa; visualizar todas as tarefas em uma mesma tela;
visualizar o relatório de um usuário; visualizar a tela principal do Moodle ou a página de um
curso; pesquisar termos nos fóruns; visualizar relatório de usuário do fórum; visualizar as
respostas do questionário enviadas pelo aluno e visualizar todos os recursos em uma mesma
tela interferem significativamente no resultado (aprovação/reprovação) de estudantes do curso
de licenciatura em Pedagogia da UAB/UECE, turma de Missão Velha. Esta investigação
confirmou a tese de que, por meio da análise e visualização de dados dos estudantes do curso
de licenciatura em Pedagogia a distância da UAB/UECE, disponíveis no AVA, é possível
identificar e prever problemas de desempenho futuros e propor modelos capazes de identificar
estudantes em risco de insucesso acadêmico.
Palavras-chave: Educação a Distância. Analítica da Aprendizagem. Formação de
Professores.

Abstract:
ABSTRACT
Distance Education (DE) is a teaching modality that has expanded and occupied great space
in higher education, especially in the training of teachers. However, it is evident in these courses,
a recurrent problem of evasion, disapproval and abandonment. In parallel, it is observed
that there are few systems that support university managers in the early identification of students
who present risks of evasion and retention in institutions of distance higher education.
Learning analytics works with the perspective of contributing with students, teachers and institutions,
in the identification of possible risks of academic failure, using data reported or
produced by the students. It's in this scenario, that the present research is aimed at, having as
general objective: estimat a probabilistic model for the identification of students at risk of failure
in the UAB / UECE, Distance Learning Pedagogy Course, based on the students' actions
in the virtual environment of Learning (VEL) Moodle and the perspective of learning analytics.
This broader objective was diluted in the following specific objectives: to know the actions
developed by the students in VEL Moodle of degree in Pedagogy on distance of UAB /
UECE; identify patterns of student behavior in VEL that generate academic success or failure;
describe the relation between the occurrence of approval / disapproval of the of degree's students
in Pedagogy on distance and from the understanding of student behavior patterns in
VEL Moodle and the establishment of the predictive model, propose guidelines that may contribute
to the improvement of the training degree's students in Pedagogy on distance
UAB/UECE. In the methodology, the path traveled was based on the pragmatic paradigm of
research. Emphasis was placed on the quantitative approach, using the statistical method, the
binary logistic regression technique and the perspective of learning analytics. The universe investigated
was Distance Learning Pedagogy Course of UAB in two poles, with entry in 2009:
Mauriti (highest percentage of graduates) and Missão Velha (lower percentage of graduates).
The data analyzed were the students' actions carried out in VEL Moodle (version 1.9) of the
course. All the information regarding access logs and actions performed in the environment
were used. In the analyzes, we convert the collected data to a form comprehensible by the
computers. We used statistical data analysis software Stata Statistical Software (Stata) and the
LibreOffice Calc spreadsheet. The results show that by monitoring the actions developed by
students in the virtual environment it is possible to perceive students at risk of failure. With
the model estimated by statistical technique binary logistic regression, the actions of posting a
message in the discussion forum; upload a file and error message sent to email interfere significantly
in the result (approval / disapproval) of Distance Learning Pedagogy Course of
UAB/UECE, Mauriti group. The actions of uploading a file to a task, viewing all tasks on the
same screen, viewing a user's report, viewing the main Moodle screen or a course page,
search terms in forums, view forum user report, view the questionnaire responses sent by the
student, and visualize all the resources in the same screen, significantly interfere in the result
(approval / disapproval) of degree's students in Pedagogy on distance UAB/UECE, Missão
Velha group. Our research confirmed the thesis that through the analysis and visualization of
the data of degree's students in Pedagogy on distance UAB / UECE, it is possible to identify
and predict future performance problems and to propose models able to identify students at
risk of academic failure.
Keywords: Distance Education. Learning Analytics. Teacher Training.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
SALES, VIVIANI MARIA BARBOSA. ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA DE PREVISÃO DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA. 2017. 219 f. Tese (Doutorado em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1