Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O DISCURSO CITADO EM REPORTAGENS SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES ESTADUAIS NO CEARÁ EM 2011: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA

Autor(es):
VIEIRA, RAFAELLE DE OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
RESUMO
A presente pesquisa, baseada na discussão sobre as diversas formas do discurso
citado feita em muitas obras do chamado círculo bakhtiniano, como Bakhtin (2010a),
Bakhtin (2010b) e Bakhtin/Volochínov (1995), tem como objetivo principal investigar
as diversas estratégias de citação da palavra outra, e, consequentemente, os
diversos efeitos de sentido delas advindos, em reportagens sobre a greve dos
professores estaduais do Ceará ocorrida em 2011, movimento que teve grande
repercussão nacional, por conta dos diversos conflitos travados entre a categoria
grevista, representada pelo Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc)
e o poder executivo, em parceria com o poder legislativo, do Estado do Ceará. Para
a constituição do corpus de análise, selecionamos 5 (cinco) reportagens veiculadas
no jornal cearense Diário do Nordeste para analisar o funcionamento enunciativo do
discurso de outrem no corpus em questão. Da análise, foi-nos possível depreender
que, dentre as estratégias de representação da palavra do outro utilizada nas
reportagens, uma das mais recorrentes é o uso do discurso indireto analisador de
conteúdo, variante bakhtiniana do discurso indireto própria para a citação em
discursos retóricos que tem o poder de homogeneizar a enunciação por carregar
uma voz de autoridade, o que colabora, nas reportagens analisadas, para a
legitimação da palavra do autor/repórter a favor do poder executivo e,
consequentemente, contra o movimento grevista. Assim, a presença desta variante
acaba por revelar o propósito do autor de centralizar o sentido maior do texto da
reportagem, qual seja o de que os professores é que estão equivocados em manter
a greve, e não governo em não atender as reivindicações da classe docente, o que
se faz observar pelas forças centrípetas que procuram estabilizar esse significado e
que poderá conferir a ele, repórter, maior credibilidade e aceitação por parte do
público leitor. A conclusão final a que chegamos, portanto, da análise feita é a de
que o uso do discurso citado nas reportagens selecionadas do jornal Diário do
Nordeste, com especial relevo para a variante discurso indireto analisador de
conteúdo, mostra relações políticas de dominância ideológica que se fazem notar
pela convocação do enunciador de vozes sociais hegemônicas (a voz do poder
executivo e legislativo) que procuram silenciar outras vozes desprestigiadas social e
historicamente (a voz do movimento grevista dos professores).
Palavras-chave: Dialogismo. Discurso citado. Efeitos de sentido. Reportagem.
Greve dos professores.

Abstract:
ABSTRACT
This research, based on the discussion about the various forms of reported speech
made in many works of the called Bakhtin circle, as Bakhtin (2010a), Bakhtin (2010b)
and Bakhtin / Volochínov (1995), has as its main purpose to investigate the various
reported strategies of the word “other”, and the several meaning effects coming from
them, in the news reports about the teachers’ strike from the state of Ceará, which
took place in 2011, a movement with great national repercussion, due to the various
conflicts fought between the striker category, represented by the teachers Union of
the State of Ceará (Apeoc) and the executive, in partnership with the legislature of
the State of Ceará. To make up the corpus analysis, we selected five (5) articles
published in the newspaper Diário do Nordeste, from Ceará, to analyze the
enunciative operation of the others speech in the corpus in question. From the
analysis, we were able to deduce that among the representation strategies of the
other word used in reports, one of the most constant applicants is the use of indirect
speech content analyzer, a Bakhtinian variant of indirect speech itself, for quotation
on rhetorical speeches, and has the power to homogenize the enunciation by
charging a voice of authority, which collaborates to legitimize the word of the author /
reporter on the articles analyzed, in favor of the executive, and therefore, against the
strike movement. Thus, the presence of this variant reveals the author's purpose of
centralizing the biggest meaning of the report text, which is to the teachers is that
they are mistaken in maintaining the strike, and not the government in not responding
the claims of the class teacher, which is observed by centripetal forces seeking to
stabilize that meaning and that could give him, reporter, greater credibility and
acceptance by the reading public. The final conclusion we reached, so the analysis is
that the use of reported speech in the reports selected from newspaper Diário do
Nordeste, with particular emphasis on indirect speech variant content analyzer,
shows the political relations of ideological dominance that do notice for convening the
enunciator of hegemonic social voices (the voice of the executive and legislative) that
seek to silence other voices socially and historically discredited (the voice of the
teachers' strike).
Keywords: Dialogism. Reported Speech. Meaning Effects. Report. Teachers’ Strike.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
VIEIRA, RAFAELLE DE OLIVEIRA. O DISCURSO CITADO EM REPORTAGENS SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES ESTADUAIS NO CEARÁ EM 2011: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA. 2013. 144 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1