Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL: CRÍTICA AO CURRÍCULO PÓS-MODERNO

Autor(es):
PEREIRA, ANTONIO MARCONDES DOS SANTOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
O objetivo principal desta pesquisa é compreender criticamente as determinações essenciais do pensamento pós-moderno, que baseado em análises subjetivistas autorreferenciadas, nega a existência de uma essência ontológica da realidade em-si, se rebaixando dessa forma ao cotidiano alienado. Dessa maneira, Termina por produzir um conhecimento não sistemático acerca do real, pois busca pelo “olhar” relativizar o realmente existente a partir do paradigma teórico-linguistico que compreende o real como um construto discursivo. A presente pesquisa foi desenvolvida, primeiramente, a partir de estudos teórico-bibliográficos, ou seja, uma visita à literatura especializada sobre a temática da pós-modernidade, crise estrutural do capital, educação, História e currículo de história. Nesse sentido, procuramos entender criticamente as implicações do pensamento pós-moderno no campo da teoria da história e seu correspondente currículo, num contexto determinado pela crise estrutural do capital, representa um significativo esvaziamento de conteúdo referente ao sentido ontológico da realidade histórico-social. Para concretizar tal objetivo, desenvolvemos em nossa pesquisa uma análise crítica de excertos pontuais dos Documentos oficiais do MEC como PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) e OCEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio) de História, 1999/2001/2002/2008. Nossas fundamentações investigativas têm como esteio teórico para discutir a relação entre história, educação, pós-modernidade, currículo e crise estrutural do capital os seguintes autores: Marx e Engels; Lukács; Santos e Costa; Lima e Jimenez; Ponce; Manacorda; Callinicos; Wood e Foster, Eagleton, Harvey, Anderson, Lyotard; Mészarós; Goergen e Silva; Durval Muniz; Fontana; Cardoso dentre outros. Visamos assim, afirmar que a formação da consciência crítica do professor de História hoje, constitui uma necessidade inescapável para a concreta superação da sociedade vigente em favor de outra sociedade, plenamente emancipada. Pois, pela via da produção teórico-acadêmica o pensamento pós-moderno têm reproduzido, via currículo, uma legitimação ideológica do sistema capitalista.
Palavras-chaves: História. Educação. Pensamento pós-moderno. Crise estrutural do capital. Currículo.

Abstract:
ABSTRACT
The main objective of this research is to understand critically essential postmodern thought determinations, which based on subjectivist autorreferenciadas analyses, denies the existence of an ontological essence of reality in-si, if demoting this shape everyday alienated. In this way, ends up producing a systematic knowledge about the real search for the "look" to relativize the really existing from the theoretical and linguistic paradigm that comprises the real as a discursive construct. This survey was developed, first, from theoretical studies, bibliographic or a visit to the specialized literature on the subject of Postmodernity, structural crisis of capital, education, history and history curriculum. In this sense, sought to understand the implications of critical postmodern thought in the field of theory of history and its corresponding curriculum, in a context determined by the structural crisis of capital, represents a significant drain of content regarding the ontological sense of historical and social reality. To achieve this goal, we have developed in our research a critical analysis of specific excerpts of the official documents of the MEC as PCNs (national curriculum Parameters), DCNs (National curriculum guidelines) and OCEM (Curriculum Guidelines for high school) of history, 1999/2001/2002/2008. Our investigative reasons have as theoretical mainstay to discuss the relationship between history, education, Postmodernity, curriculum and structural crisis of capital the following authors: Marx and Engels; Lukács; Santos and Costa; Lima and Jimenez; Ponce; Manacorda; Callinicos; Wood and Foster, Eagleton, Harvey, Anderson, Lyotard; Mészarós; Goergen e Silva; Durval Muniz; Fontana; Cardoso among others. We thus affirm that the formation of the critical conscience of history teacher today, constitutes an inescapable necessity for overcoming concrete existing society in favour of another society, fully emancipated. Yes, via theoretical and academic production of the postmodern thought have reproduced, via curriculum, a capitalist system's ideological legitimacy.
Keywords: history. Education. Postmodern thought. Structural crisis of capital. Curriculum.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PEREIRA, ANTONIO MARCONDES DOS SANTOS. HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL: CRÍTICA AO CURRÍCULO PÓS-MODERNO. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1