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Repositório Institucional - UECE
Título:
O LUGAR DOS SHOPPING CENTERS NO PROCESSO DE TURISTIFICAÇÃO DA CIDADE DE FORTALEZA

Autor(es):
COSTA, HUGO SAMPAIO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
A dissertação tem como objeto de investigação os shopping centers no processo de turistificação de Fortaleza. O governo do Ceará desde a década de 1990 impulsiona o desenvolvimento do Estado e prepara Fortaleza para ser destino turístico. O processo transforma a cidade em produto a ser consumido por turistas, mercadoria competitiva exposta aos negócios, amparado por técnicas de publicidade e propaganda. Fortaleza e os shoppings são produtos espetacularizados, levados ao mercado, voltados para o consumo e lucros. Entretanto, a cidade vendida ao turismo segrega o território ao embelezar áreas turistificadas, e esquecer bairros periféricos. A cidade dos turistas contradiz a cidade dos residentes, sobretudo da periferia. Os shopping centers enquanto lugar do espetáculo, consagram-se como ponto de encontro de pessoas levadas pelo desejo do consumo hedônico e inconsequente. A realidade investigada sugere questionamentos: Como os shoppings contribuem na concepção da Fortaleza turística? Como conciliar a Fortaleza humanizada do residente, com a mercantilizada do consumo? O objetivo principal é compreender os shoppings centers no processo de turistificação da capital. Adota-se método dialético, sobretudo por compreender a totalidade dos fatos de forma crítica, na busca de conflitos e contradições. Utiliza-se abordagem quanti-qualitativa, e faz-se pesquisa institucional e de campo. Estuda-se Debord e Lipovetsky para entender a sociedade do espetáculo, Coriolano para compreensão do turismo contemporâneo e Sanchez e Padilha na explicação da reinvenção de cidades. Conclui-se que os shoppings Iguatemi, RioMar, North Shopping e Parangaba, objetos de pesquisa, dinamizam a economia e colaboram na turistificação da Metrópole, e criam novas centralidades na capital. O Iguatemi e RioMar contribuem desenvolvendo áreas voltadas ao turismo e os demais fomentam a economia da cidade, incluindo os bairros periféricos da capital.
Palavras-chave: Turismo. Shopping Center. Consumo. Espetáculo.

Abstract:
ABSTRACT
The dissertation has as object of investigation the malls in Fortaleza touristification process. Since the 1990s, the Ceará government changes the state development course and prepares Fortaleza to be a tourist destination. The process turns the city into a product to be consumed by tourists, competitive merchandise exposed to business, supported by advertising techniques. Fortaleza and the shopping malls are specularized products focused on consumption and profits and taked to market. However, the city is being sold for tourism, segregating the territory by beautifying turistified areas and forgetting peripheral neighborhoods. The tourists’ city contradicts of the residents’ city, especially of the periphery residents. The shopping malls are like places of the show that are consecrated as a meeting point of people taken away by the desire of hedonic and inconsequent consumption. The reality investigated suggests some questions. How do the shopping malls contribute to the Fortaleza tourist conception? How to harmonize the familiar residents' city with the commodified of consumption city? The main objective is to understand shopping malls in the touristfication process of Fortaleza. The dialectical method is adopted mainly for it comprehends all the facts in a critical way in the search for conflicts and contradictions. A quantitative and qualitative approach is used. Institutional and field researches is also done. Debord and Lipovetsky are studied to understand the society of the spectacle. Coriolano is used to comprehend the contemporary tourism. Sanchez and Padilha are also studied in the explanation of the cities reinvention. It is concluded the Iguatemi, RioMar, North Shopping and Parangaba shopping malls dynamize the economy and collaborate in the Metropole touristification and create new centralities in the capital. Iguatemi and RioMar contribute by developing areas geared to tourism and the rest promote the capital include peripheral neighborhoods economy. Keywords: Tourism. Shopping Malls. Consumption. Spectacle.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
COSTA, HUGO SAMPAIO. O LUGAR DOS SHOPPING CENTERS NO PROCESSO DE TURISTIFICAÇÃO DA CIDADE DE FORTALEZA. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

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