EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO PARA
TODOS, DECRETOS Nº 2.208/97 E Nº 5.154/04: AS COINCIDÊNCIAS ESPERADAS
Autor(es):
SILVA, MARIA ALINE DA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
Partimos
do pressuposto, apontado por Mészáros (2011), de que a partir da década de 1970
o capital passa a enfrentar uma crise,
de caráter estrutural, sem precedentes na história.
Na busca para superar essa crise, ensaia
um movimento intenso de reestruturação (produtiva, política e ideológica), que
vai reverberar em todos os complexos sociais. Na educação, de modo particular,
seu desdobramento é percebido na implantação de um conjunto de reformas que
buscam ajustá-la ao pacote das políticas neoliberais alinhadas as exigências do
capital, percebida de forma mais contundentes
a partir da década de 1990, quando os Organismos Multilaterais, a exemplo do
Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial (BM) e Organização das
Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a
Cultura (UNESCO- ONU), entre outros, passam a orientar a
política educacional dos países situados na
periferia do capitalismo. Diante desses elementos em tela, a presente
pesquisa, busca debater as reformas educacionais postas em prática pelo Estado
brasileiro a partir da década de 1990, averiguando até que ponto e por quais mediações as diretrizes
da Educação Profissional estão alinhadas as essas reformas. De caráter teórico
bibliográfico e documental, a pesquisa está ancorada nos pressupostos da
onto-metodologia, legado deixado pelo marxismo clássico e recuperado por
teóricos da tradição marxista, que entende a centralidade do trabalho como base
de constituição do ser social e no processo de reprodução social. À
luz desse referencial teórico-metodológico, verificamos que no interior das reformas educativas,
embebidas fortemente de um viés neoliberal, as políticas estatais educativas
são orientadas pelos organismos internacionais e tendem para a defesa de um
processo contínuo de qualificação e requalificação dos indivíduos como solução
para a crise que se instaurou na educação.
A educação profissionalizante, por sua vez, é apontada como importante instrumento na
qualificação profissional dos indivíduos e na superação de problemas como o desemprego, a fome e a
desigualdade social como umtodo.
Palavras-chaves: Crise Estrutural do Capital. Reforma Educacional. Movimento de Educação
para Todos. EducaçãoProfissionalizante.
Abstract:
We start from the
assumption, appointed by Mészáros (2011), that from the late 1970s the capital
had to face a crisis of a structural
character, unprecedented in history. In
seeking to overcome this crisis,
rehearse an intense movement for restructuring (productive, political and
ideological), that will reverberate in all
social complexes. In education, in particular,
its deployment is perceived in the implementation of a set of reforms
that seek to adjust it to the package of neoliberal policies
aligned with the requirements of capital, perceived in a more blunt from the early 1990, when the Multilateral
bodies, such as the International Monetary Fund (IMF), World Bank (WB) and the United Nations Educational, Scientific
and Cultural Organization (UNESCO-UN), among others, shall guide the
educational policy of the countries on
the periphery of capitalism. In front
of these elements, this research seeks to discuss
educational reforms implemented by the Brazilian government from the 1990s,
checking to what extent and by what
mediations professional education guidelines are aligned with the reforms.
Bibliographic and documentary theorist character, research is anchored in the assumptions of the onto-methodology, legacy left by classical Marxism and recovered by
Marxist tradition theorists, who understands the centrality of work as the
basis of constitution of social and the social reproduction process. In light of this theoretical-methodological,
we verified that within the educational reforms, strongly imbibed a neoliberal
bias, state educational policies are guided by international bodies and tend to
the defense of a continuous process of qualification and re-qualification of
individuals as a solution to the
crisis that introduced in education.
Vocational education, in turn, is
pointed to as an important tool in the
professional qualification of individuals and on overcoming problems such as
unemployment, hunger and social inequality as awhole.
Keywords: Structural Crisis of Capital. Educational Reform. Movement of Education
for all. Vocational education.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
SILVA, MARIA ALINE DA. EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO PARA
TODOS, DECRETOS Nº 2.208/97 E Nº 5.154/04: AS COINCIDÊNCIAS ESPERADAS. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024
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