Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO SERVIÇO SOCIAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DEBATE DA PÓS-GRADUAÇÃO NOS CBAS E ENPESS

Autor(es):
SALES, SARA REBECA DA MOTA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
O estudo ora apresentado analisou a produção do conhecimento na pós-graduação stricto sensu em Serviço Social. A pretensão foi realizar um levantamento das principais tendências e concepções referentes à temática da deficiência nas produções de professores e estudantes dos mestrados e/ou doutorados da área no Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) e no Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), sobretudo, os que aconteceram nos anos de 1998 a 2013. Os estudos selecionados caracterizaram-se, também, em seus aspectos metodológicos, bem como nos resultados/conclusões obtidos através dos mesmos. A perspectiva da dissertação foi provocar reflexões a respeito da visibilidade da temática, pessoa com deficiência, no âmbito do Serviço Social, concebido em suas dimensões investigativa e interventiva, e a forma como aquela tem sido apropriada pelos pesquisadores da referida área. Sendo assim, foi utilizada a metodologia da revisão de literatura. A abordagem caracterizou-se por sua natureza mista ou quanti-qualitativa, com o uso da estratégia de triangulação concomitante. Enquanto estratégia de coletas de dados, utilizou-se, ainda, as pesquisas dos tipos bibliográfica, documental e exploratória. Os dados foram dispostos em gráficos, tabelas e quadros, para a apreciação do leitor, e o seu processo de análise e interpretação deu-se a partir da análise de conteúdo do tipo temática. A expectativa, com a pesquisa, foi o fomento do debate sobre pessoas com deficiência no âmbito do Serviço Social e, sobretudo, na pós-graduação stricto sensu, realizando as devidas mediações com as determinações macrossociais, e destacando o conhecimento enquanto produto histórico, bem como o seu papel subsidiário na transformação social. Isto posto, considerou-se que, em todo o material consultado, ganharam relevo as pesquisas que apontavam para uma perspectiva social de deficiência, apesar da presença do modelo biomédico em algumas análises, bem como de visões conservadoras, preconceituosas e pejorativas sobre o assunto, sobretudo, no que diz respeito ao uso inadequado das terminologias, o que necessitou, todavia, de uma análise aprofundada sobre o contexto em que se estavam inscritos os estudos e seus autores.
Palavras-chave: Pessoas com deficiência. Produção do conhecimento. Pós-graduação. Serviço Social.

Abstract:
ABSTRACT
The study presented here examined the production of knowledge in the stricto sensu graduate degree in Social Work. The purpose was to survey the main trends and conceptions relating to disability‟s thematic in the productions of teachers and students of the Masters and PhD in the area, in the Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) and in the Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), especially those that occurred in the years 1998-2013. The selected studies were also characterized in its methodological aspects and in its the results and conclusions. The focus of this dissertation was to cause reflections on the theme's visibility, people with disabilities, under the Social Work, that was conceived in their investigative and interventional dimensions, and how that theme has been appropriated by area's researchers. Therefore, it was used the methodology of literature revision. The approach was characterized by its mixed or quantitative and qualitative nature, with the use of concurrent triangulation strategy. As a strategy of data collection, it was used also bibliographic, documentary and exploratory research. Data were arranged in graphics, tables and charts, for the reader's appreciation, and their process of analysis and interpretation gave up from the thematic content analysis. The expectation, with the survey, was the promotion of debate about the disabled people under the Social Work and, above all, in the stricto sensu graduate degree, performing the necessary mediations with the macro-determinations, and highlighting knowledge as a historical product and its subsidiary role in social transformation. In this sense, it was considered that, throughout the material consulted, throughout the material consulted, gained prominence the researches that pointed to a social perspective of disability, despite the presence of the biomedical model in some analyzes, and conservative views, prejudicial and pejorative about it, especially in the with regard to misuse of terminology, that it needed, however, a thorough analysis of the context in which the studies and their authors were enrolled. Keywords: Disabled people. Knowledge production. Graduate degree. Social Work.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SALES, SARA REBECA DA MOTA. A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO SERVIÇO SOCIAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DEBATE DA PÓS-GRADUAÇÃO NOS CBAS E ENPESS. 2015. 256 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1