RESUMO
No presente trabalho, partimos teórico e metodologicamente da ontologia marxiano
lukacsiana procuramos compreender no primeiro capítulo, o complexo da educação,
destacando sua gênese, assim como da religião, no trabalho como categoria fundante do ser
social. Pontuamos nossa concepção de educação e delineamos o que entendemos por ensino
religioso. Na esteira de Feuerbach (2009), Berger (1985)e Durkheim (2008), compreendemos
ser a religião um produto das relações sociais, essencialmente desfavorável a crítica, uma
leitura antropomórfica do mundo, que dar uma normalidade, uma explicação transcendente a
contextos sociais até então inexplicáveis. Com Marx, temos que a religião é ao mesmo tempo
meio para consenso das massas e denuncia de uma situação real opressora. Pontuamos ainda,
de modo geral, o que entendemos por Estado e Ideologia. No segundo capítulo, sinalizamos
brevemente a relação entre o Estado brasileiro e a religião a partir do tratamento
constitucional do tema, partimos do início da discussão sobre a laicidade do Estado na
Revolução francesa, pontuando mudanças ocorridas no contexto revolucionário para o futuro
da relação Estado-religião em geral e, no Brasil destacamos elementos que sinalizam essa
relação a partir de documentos. No terceiro capítulo, tentamos apresentar uma proposta de
ensino laico partindo da negação do atual envolvimento do Estado com a religião, de modo
mais particular, do ensino religioso discriminatório que se dá dentro da educação pública. Daí
concluímos que o ensino religioso, bem como a proposta do FONAPER, dentro da educação
pública, e de modo mais geral, a relação entre Estado e religião, corrobora com a reprodução
do status quo, da manutenção da ordem vigente, concluindo que a luta por um ensino
verdadeiramente laico aponta para outra forma de sociabilidade, dado que as condições
históricas impedem que no Brasil, se alcance o nível de desenvolvimento econômico político
que possibilitaria a passagem da religião da esfera pública para a particular.
Palavras – chave: Ontologia marxiana – lukacsiana. Religião. Ensino religioso. Estado.
Ideologia.