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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DIMENSÕES DA INOVAÇÃO PRESENTES NO MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS

Autor(es):
AMORIM, INGRID MARINHO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
A partir do gráfico do ciclo de vida dos produtos, pode-se deduzir que se todo modelo
tecnológico chega à sua maturidade decadente e os lucros decrescem, esse é o
momento para inovar. No mercado de olerícolas orgânicas, a inovação também é
necessária e deve criar valor para os clientes e para o negócio. Nesse caso, a
pergunta de partida é: quais são as dimensões da inovação trabalhadas pelos
produtores associados de olerícolas do mercado orgânico? A pesquisa configura-se
como descritiva e utilizou-se do método observacional. Entrevistaram-se 17
produtores associados de olerícolas orgânicas do estado do Ceará. O instrumento
de pesquisa foi montado a partir do Radar da Inovação de Sawhney (et al., 2006)
adaptado para as Pequenas e Micro Empresas brasileiras por Bachmann e
Destefani (2008). As entrevistas transcritas foram analisadas com a técnica da
análise de conteúdo. Encontraram-se evidências da presença de nove dimensões
da inovação nas propriedades estudadas: (1) Oferta, (2) Consumidores, (3)
Experiência do consumidor, (4) Valor capturado, (5) Processo, (6) Organização, (7)
Locais de presença, (8) Marca e (9) Ambiência inovadora. Destacam-se a tentativa
de se utilizar das práticas da economia da experiência para agregar mais valor à
mercadoria, bem como o fato de ser o produtor o principal indutor de inovações
dentro da propriedade.
Palavras-chave: Inovação. Economia evolucionária. Mercado orgânico. Agricultura
orgânica.

Abstract:
ABSTRACT
From the life cycle chart of products, it can be deduced that all technological model
reaches its maturity and declining profits decrease, this is the time to innovate. In the
market for organic vegetable crops, innovation is also required and must create value
for customers and for the business. In this case, the starting question is: what are
the dimensions of innovation worked by the associated producers of the vegetable
organic market? The research appears as descriptive and used the observational
method. They interviewed 17 producers associated organic vegetable crops in the
state of Ceará. The research instrument was assembled from the Innovation Radar
Sawhney (et al., 2006) adapted to the Brazilian Small and Micro Enterprises by
Bachmann and Destefani (2008). The transcribed interviews were analyzed with the
technique of content analysis. They have found evidence of the presence of nine
dimensions of innovation in the studied properties: (1) offer, (2) Consumer (3)
Consumer Experience, (4) captured value, (5) Case, (6) organization, (7 ) Local
Presence (8) Brand and (9) innovative ambience. Stand out from the attempt to use
the practices of the experience economy to add more value to the goods, as well as
the fact that the producer the main driver of innovation within the property.
Keywords: 1. Innovation. 2. Evolutionary Economics. 3. Organic Market. 4. Organic
Agriculture.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
AMORIM, INGRID MARINHO DE. DIMENSÕES DA INOVAÇÃO PRESENTES NO MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

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