Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A (NÃO) APRESENTAÇÃO DE ELEMENTOS DA COMPOSIÇÃO ARTÍSTICA EM AUDIODESCRIÇÕES DE PINTURAS EM LIVRO DIDÁTICO ACESSÍVEL: UMA DESCRIÇÃO À LUZ DE MODELO SISTÊMICO-FUNCIONAL

Autor(es):
CUNHA, NEUMA CRISTINA DA SILVA ANDRADE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Esta pesquisa se insere na área disciplinar Tradução Audiovisual Acessível (TAVa)-Audiodescrição (AD). No âmbito dessa área, a temática diz respeito a ADs de imagens bidimensionais artísticas (pinturas) em livro didático acessível. Para auxiliar alunos com deficiência visual de escolas públicas, o Ministério da Educação e Cultura promove, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e Programa Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE), a edição de livros acessíveis produzidos em formato Daisy (Digital Accessible Information System), que, tal como foi adaptado no Brasil, ganhou o nome de MecDaisy. Os livros acessíveis são fornecidos em versão CD-Rom e as imagens são “vistas” pelos alunos com deficiência visual mediante uma descrição verbal (AD) no meio escrito, cuja leitura eles “ouvem” por meio de leitor (ou ledor) de tela (tocador MecDaisy) instalado em um computador. Visto que o foco recai sobre pinturas, os objetivos foram: 1) verificar se as ADs das imagens as traduzem artisticamente e 2) identificar a presença ou ausência de elementos artísticos nas ADs das imagens. Foi selecionada a página de apresentação referente à Unidade 4 do livro da 1ª série da série didática para ensino de inglês como língua estrangeira Way to Go (WTG). A página contém quatro reproduções de pinturas mundialmente conhecidas, as quais são seguidas por exercícios cuja resolução é inteiramente delas dependente dos pontos de vista de seus elementos artísticos e dos sentimentos por elas suscitados nos alunos. A pesquisa, do tipo descritivo-exploratória e qualitativa, contemplou dois corpora: um visual, composto pelas reproduções das quatro pinturas, e um verbal, composto pelas ADs das referidas pinturas tal como estão em WTG. Em todas as etapas analíticas, usei como aparato teórico-metodológico o modelo semiótico sistêmico-funcional proposto por Aderaldo (2014) para análise de pinturas, com sugestão de parâmetros para a elaboração de ADs. A pesquisadora se baseou no modelo otooleano para leitura estética de imagens artísticas bi e tridimensionais, o qual é organizado em torno das funções do texto imagético artístico: Representacional, Modal e Composicional. Como primeira etapa, foi feita uma análise semiótica das pinturas. Com base nos resultados obtidos a partir da análise das pinturas: 1) analisei as ADs respectivas tendo em vista saber se contemplam ou não os elementos artísticos identificados de modo que a fruição estética pelos alunos com
8
deficiência visual seja viabilizada, 2) propus ADs alternativas, e 3) comparei as ADs em WTG com as ADs de minha autoria. Os resultados mostraram que, nas ADs em WTG, foram contemplados praticamente apenas os sistemas realizados na função Representacional, o que não contribui para a compreensão, por parte dos alunos com deficiência visual, da realização de determinados recursos modais e composicionais que, ao serem compartilhados, podem ser relevantes para a fruição da obra. Uma vez que as ADs em WTG apresentaram lacunas quanto à presença de elementos artísticos importantes e como os exercícios sobre as pinturas demandam apreciação estética, é muito provável que os alunos com deficiência visual não consigam resolvê-los em condições de igualdade com os colegas videntes, os quais não apenas podem ver as pinturas, como também apreciá-las esteticamente.
Palavras-chave: Tradução Audiovisual Acessível. Audiodescrição. Livro Didático Acessível. Pinturas.

Abstract:
ABSTRACT
This research falls within the disciplinary area ‘Accessible Audiovisual Translation’-Audiodescription (AD). Within this area, its theme deals with ADs of two-dimensional artistic images (paintings) in an accessible textbook. In order to assist visually impaired students in public schools, the Ministry of Education and Culture – within the scope of the National Textbook Program and the National School Library Program –, promotes the publication of accessible textbooks produced in Daisy (Digital Accessible Information System) format, which, as adapted in Brazil, was renamed MecDaisy. The accessible textbooks are provided in CD-Rom version and images are 'viewed' by the visually impaired students through a verbal description (AD) in writing, whose reading they 'hear' by means of a screen reader (MecDaisy player) installed on a computer. Since the focus is on paintings, the objectives were: 1) to verify if the ADs of the images translate them artistically, and 2) to identify the presence or absence of artistic elements in the ADs of the images. It was selected the presentation page for Unit 4 of the 1st grade textbook of the didactic series for teaching English as a foreign language Way to Go (WTG). The page contains four reproductions of world-known paintings, which are followed by exercises whose resolution is entirely dependent on them from the viewpoints of their artistic elements and the feelings they arouse in the students. The research, which is descriptive-exploratory and qualitative, contemplated two corpora: a visual corpus, composed by the reproductions of the four paintings, and a verbal corpus, composed by the ADs of the referred to paintings as they are in WTG. In all the analytical steps, I used as the theoretical-methodological support the semiotic systemic-functional model proposed by Aderaldo (2014) for painting analysis, with the suggestion of parameters for the elaboration of ADs. The researcher based herself on the Otoolean model for aesthetic reading of bi and three-dimensional artistic images, which is organized around the functions performed by artistic visual texts: Representational, Modal and Compositional. As the initial step, an artistic analysis of the paintings was made. Based on the results of this analysis of the paintings, I: 1) analyzed the respective ADs in order to know whether or not they consider the identified artistic elements in a way that the aesthetic enjoyment of the paintings by the visually impaired students is made feasible, 2) proposed alternative ADs, and 3) compared the ADs in WTG with the ADs of my own. The results showed that, in the WTG ADs, almost only the
10
systems realized within the Representational function were considered, which does not contribute to the understanding, on the part of the visually impaired students, of certain modal and compositional resources that, when shared, may be relevant to the enjoyment of the art work. Since the WTG ADs have shown gaps as for the presence of important artistic elements and since the exercises on the paintings require aesthetic appreciation, it is very likely that the visually impaired students will not be able to solve them on equal terms with their sighted classmates, who not only can see the paintings but also appreciate them aesthetically.
Keywords: Accessible Audiovisual Translation. Audiodescription. Accessible Textbook. Paintings.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CUNHA, NEUMA CRISTINA DA SILVA ANDRADE. A (NÃO) APRESENTAÇÃO DE ELEMENTOS DA COMPOSIÇÃO ARTÍSTICA EM AUDIODESCRIÇÕES DE PINTURAS EM LIVRO DIDÁTICO ACESSÍVEL: UMA DESCRIÇÃO À LUZ DE MODELO SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1