Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A IDEOLOGIA NAS FÁBULAS DE ESOPO: CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS SOBRE A UTILIZAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS

Autor(es):
OLIVEIRA, MARIA RAFAELA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Fábulas são narrativas breves que possuem uma estrutura fixa, apresentam  em grande 
maioria  os animais como  protagonistas com particularidades  humanizadas.  As fábulas 
surgiram  para  denunciar  e  alertar  os  indivíduos  sobre  injustiça,  a  miséria  e  o 
desequilíbrio  presente  numa  determinada  época.  No  decorrer  dos  séculos,  sofreram 
modificações e traduções e  na contemporaneidade  são utilizadas nas escolas,  dedicadas
principalmente  no  ensino  fundamental,  como  indica  os  Parâmetros  Curriculares 
Nacionais  (PCNs), no documento, essas narrativas  fazem parte dos conteúdos gerais do 
primeiro  ciclo.  Partindo  deste  cenário,  tivemos  como  principal  analisar  as  ideologias 
presentes nas fábulas e de que modo contribuem para a formação humana integral ou 
apenas  reproduzindo  os  interesses  do  sistema  de  produção  capitalista.  Para 
respondermos  a  tal,  realizamos  uma  pesquisa  de  caráter  teórico-bibliográfico  e 
documental,  utilizando  os  PCNs  e  autores  que  aludem  à  temática,  como:  Vigotski,
Lukács,  Caton,  entre  outros.  Embasamos  nossos  estudos  no  materialismo  histórico 
dialético,  que apresenta o trabalho como  categoria que funda o ser social e os demais 
complexos existentes.  Dito isto,  nos  atentamos ao complexo do trabalho,  que é a base 
para  compreendermos  as  categorias  basilares  acerca  do  objeto,  que  são:  educação, 
ideologia e linguagem. Para nos aproximarmos ao máximo da realidade objetiva, dentro 
dos  limites  de  uma  dissertação,  analisamos  algumas  fábulas  de  Esopo  presentes  nos 
livros  didáticos  da  Escola  José  Eneias  Pinheiro,  localizada  em  Milhã-CE.  Ousamos 
adiantar que as discussões estabelecidas nesse estudo podem  contribuir  com a formação 
de  professores,  permitindo-lhes  conhecer  as  fábulas  por  um  viés  crítico,  para,  dessa 
forma, utilizarem-nas com maior segurança e propriedade em suas práticas educativas.
Palavras-chave: Fábula. Esopo. Trabalho. Educação.

Abstract:
ABSTRACT
Fables are brief narratives that have a fixed structure, most of which present animals as 
protagonists with humanized peculiarities. Fables have emerged to denounce and alert 
individuals about injustice, misery and imbalance present at a given time. Throughout 
the  centuries,  they  have  undergone  changes  and  translations  and  in  the  contemporary 
times they are used in schools, mainly dedicated to elementary education, as indicated 
by the National Curricular Parameters (NCPs). These narratives are part of the general 
contents  of  the  first  cycle.  Starting  from  this  scenario,  we  had  as  main  analysis  the 
ideologies present in the fables and in what way they contribute to the integral human 
formation  or  only  reproducing  the  interests  of  the  system  of  capitalist  production.  In 
order  to  answer  this  question,  we  conducted  a  theoretical-bibliographic  and 
documentary  research,  using  PCNs  and  authors  that  allude  to  the  theme,  such  as: 
Vigotski,  Lukács,  Caton,  among  others.  We  base  our  studies  on  dialectical  historical 
materialism,  which  presents  work  as  a  category  that  founds  social  being  and  other 
complexes.  That  said,  we  look  at  the  work  complex,  which  is  the  basis  for 
understanding the basic categories about the object, which are: education, ideology and 
language. In order to get closer to objective reality, within the limits of a dissertation, 
we  analyze  some  Aesop's  fables  present  in  the  textbooks  of  the  José  Eneias  Pinheiro 
School,  located  in  Milha-CE.  We  dare  to  say  that  the  discussions  established  in  this 
study can contribute to the formation of teachers, allowing them to know the fables by a 
critical bias, in order to use them with greater security and property in their educational 
practices.
Keywords: Fable. Aesop. Job. Education. 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
OLIVEIRA, MARIA RAFAELA DE. A IDEOLOGIA NAS FÁBULAS DE ESOPO: CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS SOBRE A UTILIZAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1