Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
JAD – JAVA ACCESSIBLE DEBUGGER UMA METÁFORA VISUAL PARA APOIAR SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS NO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO

Autor(es):
NASCIMENTO, MARCOS DEVANER DO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
O Laboratório de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência - Le@d desenvolve e
aplica cursos EAD para formação de programadores, nos quais os conteúdos são adaptados para
Pessoas com Deficiência(PCD). Durante a aplicação do curso, foi possível perceber a dificuldade
que alunos surdos e deficientes auditivos (SDA) tinham para desenvolver e evoluir seus códigos.
Decidiu-se, então, analisar o desempenho de alunos SDA e ouvintes (não SDA) durante a tarefa
de depuração de um código Java. Os resultados mostraram que programadores SDA têm mais
dificuldade para desempenhar essa tarefa, sendo esta dificuldade atenuada quando utilizado um
depurador visual. Por esta razão, decidiu-se propor o Java Accessible Debugguer(JAD), um
depurador visual acessível. Ele, utiliza-se do conceito de interfaces metafóricas, apropriando-se
de simbolos e sinais do trânsito para auxiliar no processo de depuração e evolução de código.
Experimentos aplicados ao JAD, mostrou que sua utilização pode proporcionar as mesmas
oportunidades de aprendizado e evolução de código para SDA e não SDA, tornando SDA mais
competitivos para o mercado de trabalho.
Palavras-chave: Surdos. Deficientes auditivos. Depurador. Acessibilidade. Usabilidade.
Interfaces Metafóricas

Abstract:
ABSTRACT
The Le @ d Distance Learning Laboratory develops and applies EAD courses for training
programmers, where content is adapted for People with Disabilities (PCD). During the application
of the course, it was possible to perceive the difficulty that deaf and hearing impaired students
(SDA) had to develop and evolve their codes. It was then decided to analyze the performance
of SDA students and listeners (not SDA) during the debugging task of a Java code. The results
showed that SDA programmers have more difficulty performing this task, and this difficulty is
attenuated when using a visual debugger. For this reason, it was decided to propose the Java
Accessible Debugger (JAD), an accessible visual debugger. It uses the concept of metaphorical
interfaces, appropriating symbols and traffic signals to aid in the process of code evolution and
debugging. Experiments applied to JAD have shown that their use can provide the same learning
opportunities and code evolution for SDA rather than SDA, making SDA more competitive for
the job market.
Keywords: Deaf. Hearing impaired. Debugger. Accessibility. Usability. Metaphorical
interfaces

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
NASCIMENTO, MARCOS DEVANER DO. JAD – JAVA ACCESSIBLE DEBUGGER UMA METÁFORA VISUAL PARA APOIAR SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS NO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1