Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Abordagem das operações matemáticas básicas com o auxílio dos softwares feche a caixa e a tabuada do dino

Autor(es):
Maciel, Zélia Maria

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
O uso do software, como recurso didático no processo ensino aprendizagem foi objeto neste trabalho, que objetivou a abordagem das quatro operações matemáticas básicas com o auxílio dos softwares FECHE A CAIXA e a TABUADA DO DINO, em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Alto Santo, município que compõe a região do Vale do Jaguaribe no Estado do Ceará. O trabalho foi fundamentado teoricamente a partir das concepções dos autores: Valente (1999); Carlos Libâneo (1999); Piletti (1985); Almeida (2012) e Vidal (2012), bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Matemática (1997). Através da abordagem metodológica quali-quantitativa foram aplicados dois questionários com questões objetivas e subjetivas para o público-alvo. Este método teve a pretensão de diagnosticar o estímulo à aprendizagem dos alunos, quando usaram didaticamente os softwares em questão. Como resultado principal foi possível constatar que o uso desses softwares modificou a estrutura do ensinar e aprender no campo de pesquisa aqui delimitado. Palavras Chaves: Operações Matemáticas. Software Educativo.Aprendizagem

Abstract:
The use of software as a teaching resource in the learning process was covered in this study, which aimed to the approach of the four basic mathematical operations with the aid of software CLOSE BOX and DINO'S multiplication tables in a class of 4th year of elementary school . the research was conducted in a municipal school of Alto Santo, the municipality that make up the region of the Jaguaribe Valley in the state of Ceará. The work was theoretically grounded from the views of the authors: Valente (1999); Carlos Libâneo (1999); Piletti (1985); Almeida (2012), Vidal (2012) and the National Curricular Parameters for Elementary Education of Mathematics (1997). By methodological approach qualitative and quantitative two questionnaires were applied with objective and subjective questions to the audience. This method had the intention to diagnose stimulating students' learning when didactically used the software in question. The main result it was found that the use of these software modified the structure of teaching and learning in research here delimited field.
Keywords: Four basic mathematical. Software. Learning.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Maciel, Zélia Maria. Abordagem das operações matemáticas básicas com o auxílio dos softwares feche a caixa e a tabuada do dino. 2016. 43 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1