Usabilidade dos portais educacionais governamentais
Autor(es):
Soares Junior, Edvar De Jesus
Palavras Chaves:
Educação; Internet; Portal do Professor; Banco de Objetos Educacionais; MEC RED
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
Os avanços tecnológicos e a crescente utilização da internet destruiu as fronteiras de tempo e
espaço e nos bombardeia com uma infinidade de informações. Tal cenário lança um grande
desafio a educação a de repensar seu papel e utilizar os recursos tecnológicos para promover
uma aprendizagem realmente eficaz que atenda aos anseios dessa nova sociedade cada vez mais
competitiva e em busca de conhecimentos. A web é um terreno fértil para compartilhar saberes
e o professor é, antes de tudo, um eterno aprendiz com sede de conhecimento. Com base nessa
premissa o Ministério da Educação (MEC) criou as seguintes plataformas: Portal do Professor,
o Banco Internacional de Objetos Educacionais e o MEC RED. Estes websites têm por
finalidade auxiliar, tanto os profissionais da educação quanto o público em geral, tornando a
educação muito mais participativa. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é avaliar estes
portais educacionais do Ministério da Educação verificando suas principais funcionalidades,
usabilidades e navegabilidades. Por meio de pesquisas de caráter qualitativo com abordagem
descritiva, foram avaliados os principais portais disponibilizados pelo governo para a
educação buscando caracterizar sua interface, usabilidade e navegabilidade apontando
também seus principais recursos, utilizando como critérios avaliativos o padrão ISO 9421-11.
Palavras-chave: Educação. Internet. Portal do Professor. Banco de Objetos Educacionais.
MEC RED
Abstract:
Los avances ecnológico y la cresciente utilización de la internet destruyó las fronteras de
tiempo y espacio y nos bombardea con una infinidad de informaciones. Tal escenario lanza un
gran desafío a la educación a repensar su papel y utilizar los recursos tecnológicos para
promover un aprendizaje realmente eficaz que atienda a los anhelos de esa nueva sociedad
cada vez más competitiva y en busca de conocimientos. La web es un terreno fértil para
compartir conocimientos y el profesor es, ante todo, un eterno aprendiz con sed de
conocimiento. Con base en esta premisa el Ministerio de Educación (MEC) creó las siguientes
plataformas: Portal del Profesor; el Banco de Objetos Educativos y el MEC RED. Estos sitios
tienen como objetivo auxiliar, tanto los profesionales de la educación y el público en general,
haciendo la educación mucho más participativa. Siendo así, el objetivo de este trabajo es
evaluar estos portales educativos del Ministerio de Educación verificando sus principales
funcionalidades, usabilidad y navegabilidad. Por medio de investigaciones de carácter
cualitativo con abordaje descriptivo, fueron evaluados los principales portales
disponibilizados por el gobierno para la educación buscando caracterizar su interfaz,
usabilidad y navegabilidad apuntando también sus principales recursos, utilizando como
criterios de evaluación el estándar ISO 9421-11.
Palabras-Clave: Educación. Internet. Portal del Profesor. Banco de objetos Educativos. MEC
RED
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Soares Junior, Edvar De Jesus. Usabilidade dos portais educacionais governamentais. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, Limoeiro do Norte, 2019. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024
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