Utilização de técnica de otimização baseada em algoritmos genéticos para sistemas de controle de semáforos inteligentes
Autor(es):
Maciel Júnior, Marcos Antônio Silva
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2015
Resumo:
As grandes cidades já não comportam mais tanta demanda de veículos nas
vias. A fim de diminuir os congestionamentos e permitir uma maior fluidez em
vias dotadas de semáforos, modelamos o problema da otimização de tempos
de semáforo, para que se possa aplicar os métodos de programação com
algoritmos genéticos em busca da solução otimizada. Como referencial teórico,
apresentamos os principais métodos de controle de semáforos existentes bem
como as características de um algoritmo genético. Usamos um software de
simulação chamado SUMO (SimulationofUrbanMobility) para representar um
tráfego de veículos e aplicamos um algoritmo genético a fim de se encontrar a
temporização ótima. Daí, apresentamos os resultados da implementação do
algoritmo proposto e os resultados obtidos por experimentos realizados no
ambiente de simulação.
Palavras-chave: Semáforos Inteligentes, SUMO, Algoritmos Genéticos.
Abstract:
Big cities no longer behave much more demand for vehicles on the
roads. In order to reduce congestion and allow greater fluidity in the process
equipped with traffic lights, we modeled the problem of traffic times optimization,
so you can apply the programming methods with genetic algorithms in search of
the optimal solution. As a theoretical framework , we present the main control
methods for existing traffic lights as well as the characteristics of a genetic
algorithm . We use simulation software called SUMO (Simulation of Urban
Mobility) to represent a vehicular traffic and apply a genetic algorithm in order to
find the optimal timing. Hence , we present the results of the implementation of
the proposed algorithm and the results of experiments conducted in the
simulation environment .
Keywords: Intelligent traffic lights, SUMO, Genetic Algorithms.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Maciel Júnior, Marcos Antônio Silva. Utilização de técnica de otimização baseada em algoritmos genéticos para sistemas de controle de semáforos inteligentes. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2015) – Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1