Análise da utilização de novas tecnologias no ensino de língua estrangeira em turmas do ensino médio
Autor(es):
Vieira, Maria Aélia de Sousa
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2015
Resumo:
O objetivo dessa pesquisa é analisar a utilização das novas tecnologias no ensino de língua
estrangeira em turmas do ensino médio, utilizando comunidades na rede social, em particular
no Facebook. Para isso, participaram dezesseis alunos do segundo ano do ensino médio e
quatro professores que lecionam as disciplinas de línguas estrangeiras (inglês/espanhol). As
redes sociais são espaços que acolhem um grande número de pessoas ou organizações que
interagem e partilham as mesmas afinidades ou diversos assuntos em comum. Pensando na
relação que tem o jovem com a utilização do Facebook, surgiu a ideia de criar uma
comunidade para a interação, compartilhamento de materiais, colaboração, para o
melhoramento e aprendizagem dos alunos nesses idiomas. Com o uso das tecnologias de
informação e comunicação, percebe-se as enormes facilidades que estas oferecem como
suporte para atividades propostas em sala de aula, bem como para se realizar estudos
autônomos e contínuos, principalmente, quando se trata de línguas estrangeiras.
Palavras-chave: aprendizagem, línguas estrangeiras, tecnologias de informação e
comunicação.
Abstract:
The goal of this research is to analyze the use of new technologies in teaching foreign
language in high school classes, using social network community, in particular on Facebook.
For this, it participated in sixteen students of the second year of high school and five teachers
who teach the courses of foreign languages (English/Spanish). Social networks are spaces that
receive a large number of people or organizations who interact them and share same affinities
or various subjects in common. Thinking about the relationship between the younger that use
Facebook, the idea of creating a community for interacting, sharing, collaboration, materials
for improving and learning students in these languages. With the use of information and
communication technologies realize huge facilities that they offer as support for proposed
activities in the classroom, as for a study and still, especially when it comes to foreign
languages.
Keywords: learning, foreign languages, information and communication technologies.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Vieira, Maria Aélia de Sousa. Análise da utilização de novas tecnologias no ensino de língua estrangeira em turmas do ensino médio. 2015. 58 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1