Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MEMORIAL DE FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: O CAMINHO TRILHADO NO LABIRINTO DA FORMAÇÃO

Autor(es):
Silva, Maria Lúcia da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
Este Memorial apresenta, de forma narrativa, a trajetória de formação acadêmica
referente à minha graduação no Curso de Pedagogia oferecido no polo de Mauriti
pela Universidade Aberta do Brasil-UAB através da Universidade Estadual do Ceara-
UECE. São destacados elementos constitutivos do trajeto da formação, desde o
momento de escolha pelo curso, a realização das provas de seleção, aos momentos
dos estágios. São feitas ainda reflexões sobre a constituição da identidade
profissional, fruto do caminho percorrido no processo de formação acadêmica. O
texto construído foi sendo amadurecido durante o percurso da escrita, a partir de
reflexões realizadas, ao tempo em que eram lembrados momentos e fatos que
marcaram esta trajetória de formação. Embora este curso não tenha sido fruto de
um desejo pessoal, de uma opção, este despertou no transcorrer do tempo, o
respeito, o compromisso e o zelo que devo ter pela profissão docente. O contato
com as escolas em que foram realizados os estágios, o apoio dos amigos, familiares
e professores contribuíram muito para a visão que tenho hoje em relação à
educação, e para com o desejo de realizar concursos na área da docência.
Palavras- chave: Memórias. Formação Docente. Identidade Profissional

Abstract:
ABSTRACT
This Memorial presents, of narrative form, the academic training path for my degree
in Pedagogy course offered in polo Open University Mauriti Brazil-UAB by
Universidade Estadual do Ceara-UECE. Are highlighted elements constituting the
training path, since the moment of choice by the course, the evidence of selection, to
the moments of the stages. Are made even reflections on the formation of
professional identity, fruit of the path taken in the process of academic training. The
text built was being matured during the course of writing, from reflections carried out,
by the time they were remembered moments and facts that have marked this
trajectory of training. Although this course has not been the result of a personal
desire, of an option, this aroused during the time, respect, commitment and zeal that
I must have by the teaching profession. The contact with the schools in which they
were carried out internships, the support of friends, family and teachers contributed
much to the vision we have today in relation to education, and with the desire to hold
contests in the area of teaching.
Keywords: Memories. Teacher Education. Professional Identity.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silva, Maria Lúcia da. MEMORIAL DE FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: O CAMINHO TRILHADO NO LABIRINTO DA FORMAÇÃO. 2014. 27 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1