Calor e temperatura - Concepções alternativas dos alunos do ensino médio
Autor(es):
Pereira, Bruno Calixto
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2013
Resumo:
RESUMO Esta pesquisa de monografia apresenta as concepçõessobre calor e temperatura dos estudantes de uma turma do primeiro ano do ensino médio do Colégio Padre João Piamarta – Montese, localizada em Fortaleza, Ceará. Estas concepções, assim como todos os dados retirados para a análise deste estudo foram retiradas baseados em um questionário, que contem 5 questões básicas que envolvem o cotidiano dos alunos. Esta pesquisa teve um embasamento teórico nas revisões bibliográficas de vários autores relacionados à área da educação, com o foco em concepções alternativas que são um grande embate para professores do campo de ensino de ciências. Analisando a compreensão dos estudantes foi possível perceber que eles utilizavam os termos calor e temperatura de uma forma alterada ou confusa, trocando os sentidos dos termos. Os resultados demostraram que os alunos possuem problemas na intepretação de conteúdos e adaptação do conhecimento científico com os conhecimentos alternativos, proporcionando uma má compreensão e ainda correlacionando uma resposta incorreta ou parcialmente correta pelo víeis dos métodos de ensino utilizado atualmente. Palavras chave:Concepções Alternativas, Calor, Temperatura, ensino de Ciências
Abstract:
ABSTRACT This research dissertation presents the concepts of heat and temperature of a group of students in a class of first year high school at ColégioPiamartaMontese in Fortaleza, Ceará, Brazil. These concepts, as well as all data taken for the analysis of this study were based on a questionnaire, which contains 5 key issues related to the of students’ daily lives. This research had a theoretical basis in the literature reviews of various authors related to the area of education with a focus on alternative conceptions that are a big clash for teachers of science teaching area. Analyzing students' understanding it was revealed that they used the terms heat and temperature in a modified or confused form, changing the meaning of the terms. The results showed that students have problems in the interpretation of contents and adaptation of scientific knowledge with the alternative, providing a poor understanding and further correlating an incorrect answer or partially correct by the propensity teaching methods currently used. Keywords: Alternative conceptions, Heat, Temperature, Science education.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Pereira, Bruno Calixto. Calor e temperatura - Concepções alternativas dos alunos do ensino médio. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2013) – Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1