Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Espetáculo & ideologia: um estado sobre o papel da ideologia na sociedade do espetáculo de Guy Debord

Autor(es):
Santos, Fabiano José Araújo dos

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
A compreensão da ideologia ocupa papel central na crítica de Debord ao que ele chama de espetáculo moderno. Este, por sua vez, seria o estágio mais desenvolvido, e por nós conhecido, da sociedade de classes, no momento em que por seu desenvolvimento as forças econômicas ganham autonomia ao estenderem por todo o mundo o domínio da mercadoria. Tal fato, todavia, não poderia ter sido possível se não fossem as derrotas dos principais movimentos revolucionários do século XX em dois momentos cruciais, o primeiro quarto do século e o período que vai de cerca de meados dos anos 60 a fins de anos dos anos 70. Essas lutas, portanto, assistiram ao nascimento e o fortalecimento do regime espetacular do capital, inicialmente na divisão entre espetáculo difuso e concentrado e depois na fusão desses dois no espetáculo integrado, podendo ser dito do espetáculo como um todo que ele não trata apenas da gestão econômica, mas do próprio controle de seus dominados. Entendê-lo é, portanto, entender como se dá essa dominação na complexidade de suas técnicas de controle, tanto pelo aspecto objetivo da força armada do Estado, quanto no domínio objetivo e subjetivo das imagens do capital ali onde a sociedade da mercadoria se encontra mais desenvolvida. No que diz respeito a esse aspecto subjetivo, a crítica de Debord retoma sob nova perspectiva a relação proposta pelo filósofo e sociólogo húngaro Joseph Gabel das diferentes formas de formas de consciência antidialética, em especial a relação das formas social e clínica (para ele, a esquizofrenia). De fato, acreditamos estar aqui o fundamental da proposta desse trabalho, tendo em vista não se tratar de um aspecto muito explorado da crítica de Debord, além de se basear em um diálogo deste com um autor pouco conhecido no Brasil até mesmo em sua área. Quanto ao conjunto do trabalho, diríamos que pela crítica da ideologia é possível entender não apenas aspectos fundamentais desse elemento subjetivo tanto da perspectiva clínica, quanto em sua relação com a economia – que retoma ainda o Lukács de História e consciência de classe – e logicamente com a própria política, onde ganham destaque a crítica da representação e o projeto de superação da sociedade de classes por meio da revolução, discussão que, por sua vez, se mostra original ao destacar a análise dos Conselhos e o aspecto da linguagem nas lutas práticas, em exata oposição ao diálogo unilateral do espetáculo. Palavras-chave: Ideologia, Sociedade do espetáculo, Estado, Linguagem, Crítica da representação.

Abstract:
The understanding of ideology is central to the critique of Debord to what he calls the modern spectacle. This, in turn, would be the most developed, and for us known, stage of the class society, by the time of its development when the economic forces gain autonomy to extend worldwide the mastery of merchandise. This, however, could not have been possible if not for the defeats of the main revolutionary movements of the twentieth century in two crucial moments, the first quarter of the century and the period from about the mid-60s to late 70s. These struggles, therefore, attended the birth and strengthening of the capital’s spectacular regime initially in the division between the forms diffuse and concentrated and then in the fusion of these two in the integrated spectacle, therefore allowing to be said of the spectacle as a whole that it is not just about the economic management but the actual control of the proletarians. To understand it is therefore to understand how is this domination in the complexity of its control techniques, both the objective aspect of the armed force of the state, as in the field of objective and subjective images of the capital's where the commodity society is more developed. Regarding to this subjective aspect, Debord's critique resumes under new perspective the relation proposed by the Hungarian philosopher and sociologist Joseph Gabel of the different forms of anti-dialectical consciousness, in particular the relation between social and clinical form (for him, schizophrenia). In fact, we believe that here we have the fundamental purpose of this study, noting that this has not being a very exploited aspect of Debord’s critic, besides be based on a dialogue with an author very little known in Brazil even in his field of study. Regarding this study as a whole, we would say that by the critique of ideology is not only possible to understand fundamental aspects of this subjective element by the clinical perspective, but also in its relationship with the economy - which also resumes the Lukács of History and Class Consciousness - and logically with politics itself, discussion highlighted by criticism of representation and the project to overcome class society through revolution, discussion, in turn, that brings the original analysis of the Councils and the aspect of language in practical struggles, in exact opposition to unilateral dialogue of the spectacle. Keywords: Ideology, Society of the Spectacle, State, Language, Critique of representation

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Santos, Fabiano José Araújo dos. Espetáculo & ideologia: um estado sobre o papel da ideologia na sociedade do espetáculo de Guy Debord. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1