Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Inclusao do Deficiente Auditivo na Escola Regular de Ensino: Estudo de Caso

Autor(es):
Mota, Ana Gislainey Coelho

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
Este estudo teve como objetivo demonstrar as principais dificuldades à inclusão do
deficiente auditivo em escola regular de ensino, com isso se pretendeu analisar os
aspectos envolvidos na problemática. Para tanto inicialmente foi realizada uma pesquisa
bibliográfica e uma pesquisa de campo, onde se realizou uma entrevista com dois
professores e dois alunos surdos de uma escola pública estadual de ensino médio, na
modalidade normal, localizada no município de Fortaleza. A metodologia utilizada foi
de natureza qualitativa, por ser um processo de reflexão da realidade, a revisão
bibliográfica se baseou na perspectiva de vários autores que abordam o tema surdez e
inclusão, como: Magalhães(2002), Matoan(2003), Sassaki(1997) dentre outros. A
análise dos dados indicam problemas que ocorrem no espaço escolar, alguns
identificados pelos entrevistados como, as implicações educacionais, dificuldades na
comunicação professor/alunos, ações voltadas à formação dos profissionais de
educação, como cursos de aperfeiçoamento e atualização na área. Os depoimentos
apontam ainda dificuldades na separação do aluno surdo com os alunos ouvintes diante
das atividades propostas pelos professores. Verificamos que a inclusão dos alunos com
deficiência em turmas de educação regular é uma questão de consciência dos benefícios
mas também dos limites de cada indivíduo, pois incluir significa respeitar a
diversidade.Na educação, o meio social do educando é um aspecto determinante no
processo de aprendizagem, portanto é preciso uma mudança de fato nas barreiras
educacionais, mas principalmente nas atitudinais.  

 

Palavras-chave: deficiência auditiva, ensino regular, inclusão.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Mota, Ana Gislainey Coelho. Inclusao do Deficiente Auditivo na Escola Regular de Ensino: Estudo de Caso. 2010. 50 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1