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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Cidadania e controle social: à ouvidoria como instrumento de controle e participação na administração pública

Autor(es):
Vieira, Evaneide Duarte

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
A ouvidoria apresenta-se como uma forma acessível e democrática de acesso do cidadão ao serviço público, oferece canais de participação e manifestação da opinião do cidadão sobre os serviços colocados à sua disposição. Como mecanismo de participação do cidadão na administração pública na atualidade vem atender as expectativas do cidadão de exercer sua cidadania e o controle social sobre a as atividades do Estado. Diante do panorama de abertura democrática pelo qual passa o Estado Brasileiro, essa pesquisa visa compreender como ocorre o controle social no âmbito da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz) e qual tem sido o papel da Ouvidoria na fomentação da cidadania e do controle social para que o cidadão usuário exerça o controle social. Busca, ainda, identificar quais mecanismos tem se utilizado para promover esse exercício. A dissertação apresenta um estudo sobre a Ouvidoria da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, a partir das suas variadas formas de manifestações do usuário para otimizar a participação cidadã e controle social na administração pública. Analisar o desempenho da Ouvidoria como instrumento de controle social foi elemento decisivo desta investigação. Nesse sentido, buscou-se avaliar a participação dos usuários dos processos e serviços da Sefaz, as principais causas do aumento e diminuição dessa participação em função do ambiente interno da Sefaz, e como as mudanças ocorridas, interferiram no processo participação desses usuários. A metodologia de pesquisa adotada foi o estudo do tipo documental, transversal com abordagem descritiva (frequencial e paramétrica) e analítica (teste de Kruskal-Walis), a partir da análise dos relatórios gerados na Ouvidoria Fazendária, no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2010. Os resultados mostraram que os usuários utilizam as consultas, sugestões, denúncias, elogio e reclamações, como forma de exercer o controle a participação na administração fazendária; exercendo assim o controle social de forma imediata e direta sobre a gestão pública.Palavras-chave: Ouvidoria. Cidadania. Controle Social.

Abstract:
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Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Vieira, Evaneide Duarte. Cidadania e controle social: à ouvidoria como instrumento de controle e participação na administração pública. 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

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