Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Avaliação da qualificação nos serviços de referência da Biblioteca Central da UECE: uma proposta de política de informação

Autor(es):
Melo, Thelma Marylanda Silva de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
A Biblioteca Universitária (BU), também conhecida como acadêmica, é responsável pelo armazenamento, tratamento, organização e gestão das informações e dos materiais que registram o conhecimento das áreas vinculadas ao universo acadêmico, sendo o serviço de referência o setor principal da biblioteca, que pode ser visto como um conjunto de atividades ofertadas, com o objetivo de dar apoio ao usuário em consultas locais e/ou remotas no uso dos recursos informacionais da BU e ao bibliotecário de referência como mediador assertivo/pró-ativo e crítico, para a construção do conhecimento científico. Propõe-se esta pesquisa a responder os problemas: de que modo está sendo avaliada a qualidade dos serviços oferecidos pelo setor de referência da BC aos estudantes dos cursos de pós-graduação? Como as políticas públicas poderão intervir, de modo a encontrar saídas às bibliotecas públicas universitárias estaduais, no que concerne à prestação de serviços, de forma a satisfazer a necessidade informacional dos usuários? Desta forma, tem-se como objetivo geral desta pesquisa avaliar a qualidade dos serviços disponibilizados pelo setor de referência da Biblioteca Central da Universidade Estadual do Ceará (UECE), aos estudantes dos cursos de pós-graduação strictu sensu. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, bibliográfico e documental, de natureza quantiqualitativa, utilizando como procedimento de abordagem o método funcionalista. Na estratégia de pesquisa foi usado o estudo de caso. A coleta de dados foi feita, mediante questionário semiestruturado. Diagnosticou-se que os estudantes desconhecem os serviços oferecidos pelo setor. No que se refere ao incentivo dos professores na procura dos serviços, é de vital importância a pesquisa. No que tange à satisfação do usuário quanto ao acervo houve discrepância nas respostas. No concernente ao mobiliário, espaço físico, equipamentos e horário de funcionamento constatou-se que pode melhorar. No entanto, quanto ao atendimento dos bibliotecários em relação às demandas e orientações ao usuário, não existe ainda a qualidade preconizada, apesar da presteza e responsabilidade do profissional setorizado. Em virtude dos resultados obtidos, considerou-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados. Espera-se ainda, que este trabalho possa fornecer contribuições para todos aqueles que se interessam pelo tema serviço de referência e, também, para que a UECE utilize esses resultados a fim de proporcionar alternativas com relação à biblioteca central, de modo geral, pois, com a expansão dos novos cursos de graduação e pós-graduação, é de esperar que nas ações de planejamento da universidade a biblioteca seja efetivamente contemplada. Palavras-chaves: biblioteca universitária; serviço de referência; avaliação de serviços; bibliotecário de referência.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Melo, Thelma Marylanda Silva de. Avaliação da qualificação nos serviços de referência da Biblioteca Central da UECE: uma proposta de política de informação . 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1