Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Utilização de blog como tecnologia educacional complementar ao ensino presencial da disciplina de microbiologia em um curso de graduação

Autor(es):
Galas, Kandarpa Silva

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
Com o surgimento de tecnologias digitais e o avanço da internet, abrem-se novas oportunidades que potencializam situações em que os professores e alunos podem pesquisar, discutir e construir individual e coletivamente seus conhecimentos. Os instrumentos tecnológicos podem trazer perspectivas para uma educação mais significativa, na qual pode ser dada maior prioridade à aprendizagem que ao ensino, contribuindo ainda para a conquista da autonomia do aluno para que este seja um indivíduo ativo e responsável pela construção do conhecimento. Dentro dessa nova visão de educação, o uso de blogs exemplifica uma opção de ferramenta tecnológica educacional que permite a utilização simultânea de diversos recursos de aprendizagem. A presente pesquisa objetivou criar e sugerir o blog como tecnologia educacional complementar ao ensino presencial da disciplina Microbiologia do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará. Para tanto, foi utilizada a interface Blogger para criação do blog Microuece, com a utilização das ferramentas de busca, estatísticas, links úteis, postagens mais visualizadas, entre outras. No blog foram dispostas informações referentes ao cronograma, ementa da disciplina e material didático. Durante o período de utilização (junho a novembro de 2011) do blog foram realizadas postagens sobre assuntos diversos. Foram constatadas aproximadamente 790 visitações realizadas por cerca de 63 pessoas diferentes, com pico de acesso no mês de outubro atribuído à realização de avaliação da disciplina nesse período. O número de visitantes únicos (63) demonstra boa aceitação ao blog, pois foi maior que a quantidade de alunos matriculados na disciplina (45). Quando analisada a origem das visitas, verificou-se existência de visitas originadas de 10 cidades e 5 países além do Brasil. Em análise comparativa do número de acessos por conteúdo, foi possível verificar maior visitação ao conteúdo das páginas, que totalizaram 443 (86,15%) visualizações, enquanto as postagens foram visualizadas apenas 37 (4,6%). Dentre estas, a página mais acessada foi Material didático com 189 visitações (46,6%) indicando esta como o principal motivador dos acessos ao site. Foram realizadas 8 postagens, que juntas receberam 37 visitas. A postagem com maior número de visitas foi Reportagem Globo sobre Microbiologia com 11 visualizações de página. Concluímos que a boa aceitação do blog, constatada pelo número de visitações aliada à facilidade de construção, indica que essa ferramenta tecnológica pode ser uma boa opção para o incremento do ensino presencial, tornando-o mais dinâmico e interativo. Palavras-chave: Tecnologias, Alternativas de ensino, Educação, ensino de Microbiologia.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Galas, Kandarpa Silva. Utilização de blog como tecnologia educacional complementar ao ensino presencial da disciplina de microbiologia em um curso de graduação. 2011. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2011) – Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1