Formação de formadores: uma experiência no curso de administração na modalidade a distância
Autor(es):
Forte, Vanessa de Carvalho
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
O curso de graduação em Administração a Distância – ADM/EaD da
Universidade Estadual do Ceará – UECE é considerado um projeto piloto na
UECE por ter sido a primeira graduação semi presencial implantada na
universidade. Abrange seis municípios do Ceará a partir do convênio firmado
entre a UECE e a Universidade Aberta do Brasil – UAB. Para tanto é mister
conhecer a formação dos agentes que atuam nesse curso e que estão
mediando o aprendizado dos educandos. A presente dissertação se
desenvolveu em torno dessa temática utilizada a estratégia de abordagem
qualitativa do tipo Estudo de Caso. O objetivo da pesquisa consiste em analisar
o processo formativo e metodológico dos formadores que atuam no Curso
ADM/EaD–UECE em consonância as exigências e necessidades propostas
pelo curso em seu Projeto Político Pedagógico. O arcabouço teóricometodológico está constituído dos escritos dos autores diversos que tratam da
utilização da EaD aliada à prática pedagógica e desenvolvimento da formação
dos formadores. Ao abordar temas como a história da EaD e formação de
formadores, realizamos uma revisão bibliográfica envolvendo diferentes
pensadores, mas, em particular utilizamos as obras de Maria Luiza Belloni,
José Armando Valente e Selma Garrido, em razão do trabalho desenvolvido.
As técnicas utilizadas para a realização da investigação da dissertação
consistiram nas observações e entrevistas, acompanhadas da análise dos
documentos pedagógicos. O estudo demonstrou que a utilização da EaD
permitiu a formação em serviço para profissionais que não tinham acesso ao
ambiente acadêmico. Os resultados da análise das observações e entrevistas
demonstraram que a formação dos formadores compõe um processo
indispensável e as pesquisas realizadas no decorrer do estudo revelaram as
vantagens e as limitações decorrentes da necessidade da formação reflexiva e
continuada dentro do processo educativo.
Palavras chaves: Formação de formadores. Educação a Distância.
Universidade Aberta do Brasil.
Abstract:
The Business Administration graduation course in distance - ADM/EaD of
Universidade Estadual do Ceará - UECE is considered a pilot project in this
university because it has been the first distance graduation implanted in the
university. It comprises six cities of Ceará from the firmed agreement between
UECE and Open University of Brazil - UAB. Because of this there is the
necessity to know the formation of the agents who act in this course and that
they are mediating the learning of the pupils. The present dissertation was
developed around this subject, using the strategy of qualitative approach using
the case study type.The purpose of the research consists in analyzing the
formative and methodological process of the educators that act in the
ADM/EaD-UECE Course according to the requirements and necessities
proposed by the course in its Pedagogical Political Project. The methodological
theoretical is constituted of the writings of the diverse authors who deal with the
use of the practical allied EaD to the pedagogical one and development of the
formation of the educators. When approaching subjects such as the history of
the EaD and formation of educators, we make a bibliographical revision
involving different thinkers but particularly we use the studies of Maria Luiza
Belloni, Jose Armando Valente, Selma Garrido, because of the developed work.
The techniques used for the accomplishment of the investigation of the essay
consisted of the comments and interviews, followed by the analysis of
pedagogical documents. The study demonstrated that the use of the EaD
allowed the formation in service, for professionals who did not have access to
the academic environment. The results of the analysis of the comments and
interviews demonstrated that the formation of educators is essential in the
process and the research done revealed the advantages and the limitations of
the necessity of the reflection and continued formation of the educational
process.
Key words: Formation of educators. Distance Education. Open University of
Brazil
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Forte, Vanessa de Carvalho. Formação de formadores: uma experiência no curso de administração na modalidade a distância. 2010. 86 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1