Formação e prática docente em software livre na rede municipal de ensino em Fortaleza
Autor(es):
Silva, Maria Auricélia da
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2009
Resumo:
Discussões e pesquisas acerca dos benefícios das novas tecnologias na educação têm
em mira a democratização do acesso ao saber. Uma vez que os recursos tecnológicos fazem
parte do cotidiano dos alunos onde quer que estejam, é necessário fazer parte de suas vidas
dentro da escola. As tecnologias, presentes em todos os tempos e construídas socialmente pela
humanidade, são patrimônio coletivo e, portanto, devem estar a serviço da sociedade. Nesse
contexto, insere-se o movimento do software livre, a partir da perspectiva da inclusão digital,
do compartilhamento de saberes e da socialização do conhecimento tecnológico em razão da
proposta filosófico-ideológica que o fundamenta. A utilização do software livre em situações
de ensino-aprendizagem representa a possibilidade de inclusão digital de professores e alunos,
sobretudo das instituições públicas de educação. Além do acesso às tecnologias, pode-se
adequar o software educativo livre às necessidades e realidade dos alunos, tornando-se o
professor um coautor do recurso tecnológico com vistas ao aprimoramento de sua prática
pedagógica através da terceira liberdade inerente ao software livre (alterar e aperfeiçoar).
Novo desafio apresenta-se aos professores: a utilização do computador no cotidiano escolar
como ferramenta de trabalho pedagógico. Para tanto, faz-se imperioso cuidar da formação
docente, posto que o uso do computador em qualquer área de ensino requer a utilização do
recurso tecnológico atrelada a uma compreensão sobre a natureza e as possibilidades do
trabalho pedagógico. Assim, esta pesquisa está pautada em dois eixos: formação e prática
docente para o uso do computador e utilização do software livre como alternativa para a
inclusão digital. O objetivo geral consistiu em analisar a formação e a prática, em software
livre, de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de
Fortaleza. Deste resultaram os objetivos específicos: conhecer a formação dos professores
para a utilização de softwares livres; identificar os softwares livres utilizados pelos
professores na prática pedagógica; analisar a relação entre a prática dos docentes e o uso de
softwares livres a partir da formação vivenciada; propor diretrizes para a formação dos
docentes quanto ao uso de software livre. Os procedimentos metodológicos desta investigação
evidenciam a opção pelo Paradigma Interpretativo, pois pretendeu-se compreender a
formação e a prática docente no contexto em que elas ocorrem. Foi utilizado o Estudo de Caso
Múltiplo, tendo como principais instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista
semi-estruturada e a observação não-participante. Os resultados indicam que a utilização do
software livre nas escolas municipais de Fortaleza não explora plenamente as possibilidades
de trabalho pedagógico, tanto no que se refere ao uso de softwares livres nas diversas áreas do
conhecimento quanto no tocante à diversificação das metodologias. Há, portanto, necessidade
de políticas de formação de professores para o uso do software livre que atendam aos anseios
e às necessidades formativas dos docentes, desde que respeitadas suas limitações de tempo.
Tais medidas podem promover a inclusão digital de docentes e discentes, além de favorecer os
processos de ensino-aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores, Prática Docente, Software Livre.
Abstract:
Discussions and research about benefits of the new technologies in education aim to
democratize access to knowledge. Since technological resources belong to the student’s
everyday practices wherever they are, it is necessary to bring them into the classroom. The
technologies, present in all times and built socially by humankind , are a common inheritance
and, therefore, should be used to the benefit of society. In this context, is inserted the
movement for free software , from the perspective of the digital inclusion, the common use of
experience and the socialization of the technological knowledge founded on the
philosophical-ideological proposition. The use of the free software in situations of teachinglearning represents the possibilities of digital inclusion of teachers and students, mainly at the
public institutions of education. Besides the access to technologies, the free educational
software can be adapted to the needs and realities of the students, converting the teacher into a
co-author of the technological resource aiming to the improvement of its pedagogic practice
trough the “third liberty” inherent to the free software (change and improve). A new challenge
is presented to the teachers: the everyday use of the computer as a pedagogic work tool. This
way, it is mandatory to take special care in the prepare of the teachers, since the use of the
computer in any teaching area requires the utilization of the technological resource tied to a
comprehension about the nature and possibilities of the pedagogic work. Therefore, this
research is directed towards two main axes: formation and docent practice to the use of the
computer and use of the free software as an alternative for digital inclusion. The general
objective consisted on the analysis of the formation and the practice, in free software, of
teachers from the initial years of the Fundamental Classes of the public teaching system of
Fortaleza, Ceara, Brazil. From this, arise the specific objectives: know the formation of the
teachers to use the free software; identify the free softwares utilized by the teachers in the
pedagogic practice; analyze the relation between the docent's practice and the use of the free
software based on their previous formation; propose directives for the formation of the
teachers in the use of free software. The methodological procedures of this investigation make
evident the option for the Interpretative Paradigm, since it was intended to grasp the formation
and the docent practice within the context of their occurrence. It was used the Study of Case,
being the main instruments of data collection the questionnaire, the semi-structured interview
and the non-participating observation. The results indicate that the use of the free software
within the county schools of Fortaleza do not completely explore the possibilities of
pedagogic work, as concerned to the use of free software within the several areas of
knowledge or as concerned to the diversification of methodologies . There is, therefore, the
need for policies for teacher’s formation in the use of free software that satisfy the desire and
formative needs of the teachers, respecting their time limitations. Those policies can promote
the digital inclusion of docents and students and favor the teaching-learning procedures.
Keywords: Teacher’s Formation, Docent’s Pratice, Free Software
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Silva, Maria Auricélia da. Formação e prática docente em software livre na rede municipal de ensino em Fortaleza. 2009. 168 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1