A Utilizacao do Livro Paradidatico nas Series Iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es):
Moreira, Maria Ivanice Gomes
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2009
Resumo:
RESUMOA utilização do livro paradidático como recurso pedagógico é um importante procedimento de ensino que pode desenvolver diversos aspectos da aprendizagem, tais como, a aquisição do conhecimento e o estímulo ao gosto e o prazer pela leitura. O estudo reunido neste trabalho visa investigar que ações e metodologias pedagógicas são utilizadas pelos professores com uso do livro paradidático em sala de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental com o intuito de confirmar ou não nossas hipóteses sobre a necessidade básica de procurar meios para ampliar e aprimorar o ensino da leitura. Para tanto, fizemos uma pesquisa de natureza qualitativa com quarenta professores das séries iniciais da rede pública de Fortaleza. Os resultados mostraram que o livro paradidático tem espaço cativo dentro das salas de aula e que os professores realizam diversificadas atividades antes, durante e depois da leitura. Constatamos também que juntamente com práticas pedagógicas lúdicas, os professores ainda solicitam as fichas de leitura. Esses resultados indicam que os professores estão vivendo um momento de transição haja vista utilizarem práticas inovadoras e ao mesmo tempo não abrirem mão das práticas tradicionais.Palavras-chave: Utilização, importância, livro, paradidático.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Moreira, Maria Ivanice Gomes. A Utilizacao do Livro Paradidatico nas Series Iniciais do Ensino Fundamental. 2009. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024
Esse
Trabalho não possui arquivo digital
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1