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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O Uso Didatico do Genero Filme Legendado na Aprendizagem de Leitura de Textos do Genero Jornalistico

Autor(es):
Harvey, Myrcea Santiago dos Santos

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
RESUMOCom as novas tecnologias e a necessidade de inovações pedagógicas, os filmes estão sendo redescobertos, não apenas como uma forma de entretenimento, mas como um gênero que pode auxiliar no ensino-aprendizagem de língua estrangeira (LE). Nosso interesse pelo uso do filme, em especial os legendados, na aprendizagem de língua inglesa (LI) teve início durante o curso de Especialização na Universidade Estadual do Ceará (UECE), em cujo trabalho monográfico (SANTOS, 2003) obtivemos resultados indicativos de que os filmes legendados propiciaram o aumento da proficiência oral em LI de alunos de um curso livre. Pesquisadores como Araújo (2006, 2008), Cunha (2007), Danan (2004), Dydewalle Poel (1999), Gomes (2006), Kikuchi (1997), Oliveira Filho (2008) e Veras Filho (2007) também encontraram evidências de que o filme legendado auxilia na aprendizagem de uma LE. A partir da nossa experiência com a pesquisa na Especialização, interessamo-nos em verificar se o uso de filmes legendados poderia também causar o desenvolvimento da habilidade leitora em LI numa escola pública de Fortaleza, uma vez que seus alunos apresentam vários problemas de aprendizagem, inclusive em relação à LI. Escolhemos a habilidade leitora haja vista ela ter sido diagnosticada como deficiente pelos principais documentos de pesquisa da educação básica em todo o Brasil. Nosso objetivo foi averiguar se o uso didático de filme legendado facilitaria a aprendizagem da habilidade leitora de outros gêneros recorrentes no exame vestibular das principais universidade públicas de Fortaleza-CE. Para tal, partimos da hipótese de que o uso didático do gênero filme em inglês com legendas intralinguísticas propicia o aumento da habilidade de compreensão leitora do gênero jornalístico/noticioso, que é o mais recorrente nas provas de LI no exame vestibular da UECE e UFC. Optamos, então, pelo estudo causal comparativo (RUDIO, 1986) de natureza quantitativa, com aplicação de um pré-teste e de um pós-teste, para observarmos se o filme legendado enseja o aumento da habilidade leitora em inglês de um grupo experimental (GE) em relação a um grupo controle (GC). O curso proposto para a pesquisa teve a duração de 2 meses e os dois grupos de sujeitos eram alunos da 8a série do ensino fundamental da escola pública EEFM Bezerra de Menezes, situada nesta cidade. Os resultados evidenciaram que, entre o pré-teste e o pós-teste, o GE teve um aumento de 32% na habilidade testada, enquanto o aumento do GC foi de apenas 10%. Portanto, a nossa hipótese foi confirmada, o que é mais uma evidência de que o filme legendado deve propiciar um ambiente de aprendizagem melhor do que aquele das aulas convencionais. Esse resultado revelou que o filme legendado, aliado a uma plataforma pedagógica de base comunicativa, parece ser uma ferramenta valiosa para dar condições de exequibilidade aos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), bem como ajudar o aluno a usar estratégias de leitura em língua portuguesa.Palavras-chave: filme com legendagem intralinguística, leitura, ensino-aprendizagem de LI, tradução e ensino de línguas.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Harvey, Myrcea Santiago dos Santos. O Uso Didatico do Genero Filme Legendado na Aprendizagem de Leitura de Textos do Genero Jornalistico. 2009. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

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