Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Marketing de relacionamento na prestação de serviços de informática pública: um estudo de caso da DATAPREV-CE

Autor(es):
Lopes, Ana Lúcia Girão

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2004

Resumo:
Esta dissertação investiga a adoção do marketing de relacionamento na prestação de serviços de informática pública, através do estudo do caso da Empresa de Tecnologia de Informações da Previdência Social - DATAPREV-CE. Adota como pressuposto que o marketing de relacionamento com o cliente sustenta-se em dois pilares básicos: relacionamentos e tecnologia, sendo que relacionamentos não se mantêm sem satisfação, e satisfação se realiza através de conhecimento e memória e, para tanto, torna-se imprescindível o uso da tecnologia da informação. A metodologia adotada na implementação do estudo seguiu dois estágios. O primeiro estágio compreendeu uma pesquisa exploratória e utilizou-se dos métodos de levantamento de dados em fontes secundárias. O segundo estágio foi composto por um estudo de caso, associado com uma pesquisa do tipo descritiva conclusiva junto aos gestores dos órgãos do Ministério da Previdência e Assistência Social, no âmbito da zona central em Fortaleza. Buscou-se como referencial, autores como: Brown, Swfit, Vavra, Gordon, MacKenna, Kotler, entre outros. Conclui-se que a adoção de técnicas de Marketing de Relacionamento com o Cliente é fator determinante no nível de satisfação do cliente e na predisposição à manutenção da relação. Porém, os processos de negócios, a comunicação empresarial, as tecnologias e o pessoal ainda não se encontram adequadamente alinhados como os esforços de marketing de relacionamento adotados, para manter o valor que vários segmentos de cliente desejam.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Lopes, Ana Lúcia Girão. Marketing de relacionamento na prestação de serviços de informática pública: um estudo de caso da DATAPREV-CE. 2002. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2002) - Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1