Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Análise da atividade de uma professora do ensino médio em uma escola de fortaleza, a partir da identificação dos paradigmas do ensino de literatura presentes em sua prática docente.

Autor(es):
Parente, Aline Alves

Palavras Chaves:
Atividade docente; Paradigmas do ensino de Literatura; Instrução ao sósia.

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a atividade de uma professora de Literatura do Ensino Médio em relação aos paradigmas do ensino dessa disciplina. Realizamos este estudo em uma escola pública regular (Fortaleza – CE). Para a instauração de um processo dialógico entre a participante e sua atividade, utilizamos o método da Instrução ao Sósia. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: um questionário orientado; a gravação, em áudio, da Instrução ao Sósia (IaS fase 1); escrita de um texto-comentário, elaborado pela participante (IaS fase 2); e a gravação, também em áudio, de um último encontro entre pesquisadora e participante, com o fito de discutirmos as fases anteriores da IaS (IaS fase 3). Tomamos como corpus discursivo para nossas análises as informações registradas nas três fases acima descritas. Adotamos um referencial teórico-metodológico, de caráter transdisciplinar, que inclui o aporte da Ergonomia da atividade e da Clínica da atividade (AMIGUES, 2003, 2004; BATISTA, LIMA, 2016; CLOT, 2006, 2010, 2017; GUÉRIN et al, 2001; MAGALHÃES, 2014; VIEIRA; FAÏTA, 2003); da Instrução ao Sósia (CLOT, 2006, 2010; BATISTA; RABELO, 2013; MIOSSEC, 2011; ODDONE; RE, 2017; PEREIRA, 2017); do trabalho e dos saberes docentes (FREIRE, 2021a, 2021b; MARX, 2017; SAUJAT, 2004a, 2004b; TARDIF, 2014; TARDIF; LESSARD, 2014); da filosofia da linguagem de Bakhtin e o Círculo (BAKHTIN, 2011, 2018; BRAIT, 2021; FARACO, 2009; GONÇALVES et al, 2017; VOLÓCHINOV, 2018, 2019); da teoria vigotskiana do desenvolvimento humano (FREITAS, 2000; REGO, 2012; VIGOTSKI, 1999, 2001, 2005, 2007, 2021a, 2021b); dos paradigmas de ensino de Literatura (ARAGÃO; SILVA, 2013; FREIRE, 2021a, 2021b; COLOMER, 2007; COSSON, 2018, 2020; PAULINO; COSSON, 2009) e das prescrições (BRASIL, 2000, 2002, 2006, 2018; CEARÁ, 2021; IPIRANGA, 2019). Observamos que a participante apresenta, em sua prática docente, elementos de diferentes paradigmas de ensino de Literatura e que alguns fatores como a formação inicial e continuada da docente, e as exigências da instituição escolar também influenciam na presença desses elementos. Ademais, atestamos que o método da Instrução ao Sósia demonstrou sua assertividade no que diz respeito a oportunizar ao trabalhador a reflexão e análise de seu fazer docente, contribuindo para a compreensão de sua atividade profissional.

Abstract:
This research aims to analyze the activity of a high school literature teacher in relation to the paradigms of teaching this discipline. We conducted this study in a regular public school (Fortaleza - CE). For the establishment of a dialogical process between the participant and his activity, we used the method of Instruction to the Double. The methodological procedures used were: a guided questionnaire; the audio recording of the Instruction to the Double (IaS phase 1); writing a text-comment, prepared by the participant (IaS phase 2); and recording, also in audio, last meeting between researcher and participant, in order to discuss the previous phases of ias (IaS phase 3). We take as discursive corpus for our analysis the information recorded in the three phases described above. We adopted a theoretical-methodological framework, of transdisciplinary character, which includes the contribution of the Ergonomics of the activity and the Clinic of the activity (AMIGUES, 2003, 2004; BATISTA, LIMA, 2016; CLOT, 2006, 2010, 2017; GUÉRIN et al, 2001; MAGALHÃES, 2014; VIEIRA; FAÏTA, 2003); of the Instruction to the double (CLOT, 2006, 2010; BATISTA; RABELO, 2013; MIOSSEC, 2011; ODDONE; RE, 2017; PEREIRA, 2017); of the teacher work and teaching knowledge (FREIRE, 2021a, 2021b; MARX, 2017; SAUJAT, 2004a, 2004b; TARDIF, 2014; TARDIF; LESSARD, 2014); Bakhtin and the Circle philosophy of language (BAKHTIN, 2011, 2018; BRAIT, 2021; FARACO, 2009; GONÇALVES et al., 2017; VOLÓCHINOV, 2018, 2019); Vigotskian theory of human development (FREITAS, 2000; REGO, 2012; VIGOTSKI, 1999, 2001, 2005, 2021a, 2021b); Literature teaching paradigms (ARAGON; SILVA, 2013; FREIRE, 2021a, 2021b; COLOMER, 2007; COSSON, 2018, 2020; PAULINO; COSSON, 2009) and prescriptions (BRAZIL, 2000, 2002, 2006, 2018; CEARÁ, 2021; IPIRANGA, 2019). We observed that the participant presents, in his teaching practice, elements of different paradigms of teaching Literature and that some factors such as the initial and continuing education of the teacher, and the requirements of the school institution also influence the presence of these elements. In addition, we attest that the method of Instruction to the Double demonstrated its assertiveness with regard to providing the worker with the opportunity to reflect and analyze his teaching, contributing to the understanding of his professional activity.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Parente, Aline Alves. Análise da atividade de uma professora do ensino médio em uma escola de fortaleza, a partir da identificação dos paradigmas do ensino de literatura presentes em sua prática docente.. 2023. 217 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1