Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Abordagem Discursiva de Representações Sociais sobre a violência contra a mulher: em análise, o discurso de estudantes de uma escola pública de Fortaleza

Autor(es):
, SUELLEN FERNANDES DOS SANTOS

Palavras Chaves:
Abordagem Discursiva das Representações Sociais; violência contra a mulher; contexto escolar.

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
Na conjuntura brasileira dos últimos anos, há um acirramento nos discursos acerca da temática de gênero social, entre eles, damos destaque, nesse trabalho, às questões relacionadas à violência contra a mulher. Nessa pesquisa, analisamos as representações sociais sobre a violência contra a mulher (re) produzidas no discurso de alunas e alunos do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza. Para isso, usamos como aporte teórico-metodológico a Abordagem Discursiva das Representações Sociais (ADRS), proposta por Irineu (2011) e outros, que articula considerações da Teoria das Representações Sociais e da Análise do Discurso Crítica para a análise de textos das mais diversas esferas da atividade humana. Para discutirmos a relação entre linguagem e sociedade com foco na temática da violência contra a mulher, trazemos também discussões acerca da temática de gênero social e sua relação com o contexto escolar a partir das reflexões de Louro (2009) e Magalhães (2006). Pelo aparato metodológico, entendemos esse trabalho como qualitativo e com um viés crítico, por isso, para dar conta do objeto estudado e da articulação proposta pela ADRS, usamos instrumentos de pesquisa da Teoria das Representações Sociais, como o Teste de Evocação Livre de Palavras; e a entrevista semiestruturada, bastante utilizada na Análise do Discurso Crítica. Da análise e discussão dos dados obtidos, observamos que o termo feminicídio aliado ao termo machismo teve uma recorrência relevante no TALP, o que nos indicou que o campo semântico relacionado à desigualdade de gênero é central na representação social dos estudantes pesquisados. Na análise das entrevistas, percebemos que os discentes usaram estratégias linguístico-discursivas como a avaliação, a transitividade, a causalidade e a representação de atores sociais para refutar os discursos dominantes do senso comum acerca da violência contra a mulher. A contestação da ideologia presente nas falas dos estudantes nos indicou um movimento de de-legitimação e de-reificação desse discurso dominante e o surgimento de um discurso de resistência que contesta a ideologia. Logo, compreendemos que a representação social sobre a violência contra a mulher por estudantes do ensino médio está relacionada ao entendimento da desigualdade de gênero como fator principal, e a contestação da ideologia que legitima esse tipo de violência foi a estratégia usada pelos discentes para a desestabilização dessa temática do senso comum e para a reflexão sobre a mudança de perspectiva para que esse tipo de violência diminua.

Abstract:
In the Brazilian conjuncture of the latest years, there is an intensification on social gender’s discourses, among them, we highlight, on this work, the question related to violence against women. On this research, we analyzed the social representations about violence against women reproduced on the discourse of male and female students of a pubic school in Fortaleza. To achieve that, we used Social Representations Discoursive Approach (SRDA) as a theoretical-methodological contribution, proposed by Irineu(2011) and others, which articulates considerations on Social Representations Theory and Critical Discourse Analysis to analyze texts on several areas of human activity. In order to discuss the relation between language and society focusing on the violence against women topic, we also bring discussions on social gender and its relation to social school context from Louro’s(2009) and Magalhães’(2006) reflections. For its methodological apparatus, we understand this work as qualitative and with a critical bias, therefore, to handle the studied subject and the articulation proposed by SRDA, we used research instruments from the Social Representations Theory, as Free Word Evocation Test; and from Critical Discourse Analysis, as semi-structured interview. From the analysis and discussion of the data collected, we observed that the term feminicide related to male sexism had a relevant recurrence on FWET, what has shown us that the semantic field related to gender inequality is central on the researched students’ social representation. On the interviews analysis, we realized the students used linguistic-discursive strategies, such as evaluation, transitivity, causality and social actors’ representation to rebut the common sense dominant discourses on violence against women. The contestation of ideology showed on the students’ words suggested us a movement of de legitimization and de reification of this dominant discourse and the rise of a resistance discourse which contests ideology. Thus, we understood that high school students’ social representation on violence against women is related to the understanding of gender inequality as the main factor, and the contestation of ideology which legitimates this sort of violence was the strategy used by the students to this common sense destabilization and to the reflection about the change of perspective so as this sort of violence decrease.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
, SUELLEN FERNANDES DOS SANTOS. Abordagem Discursiva de Representações Sociais sobre a violência contra a mulher: em análise, o discurso de estudantes de uma escola pública de Fortaleza. 2023. 154 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1