Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
As performances narrativas nas práticas culturais do rap feito por mulheres em Fortaleza: um estudo em pragmática cultural

Autor(es):
, SARA VALENTIM GURGEL

Palavras Chaves:
rap; pragmática cultural; interseccionalidade

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
A importância de se inserir os movimentos e culturas periféricas dentro dos estudos científicos é uma discussão que vem sendo ampliada há algum tempo. O movimento hip hop, junto com todas as suas manifestações artísticas, está ganhando cada vez mais notoriedade por pesquisadores do campo da linguística, sociologia, psicologia, educação, entre outros, o que beneficia o entendimento da sociedade sobre a cultura e as realidades presentes nas periferias. Apesar disso, nota-se um tratamento desigual quando nos referimos a mulheres dentro do movimento hip hop, pois ainda se percebe uma maior valorização de artistas e raps produzidos e cantados por homens. Por isso, este trabalho tem como objetivo investigar as performances de gênero, raça e classe nos atos de fala produzidos nas práticas de arte e promoção cultural de mulheres que produzem rap em Fortaleza. Utilizamos, para embasar teoricamente nossa pesquisa, as perspectivas de Alencar (2014), para ancorar nossos estudos no campo da Pragmática Cultural; Melo e Moita Lopes (2014), com a categoria de performance narrativa; e Collins e Bilge (2021), abordando a perspectiva dos estudos interseccionais. Percebemos, através das análises feitas por meio de entrevistas semiestruturadas, e das letras das músicas de cada MC, que é por meio do rap que as rappers agem no mundo, a música é o meio pelo qual elas buscam melhorias para as suas vidas, é o lugar em que elas contestam seu lugar social e as relações de poder estabelecidas na sociedade. Muito mais do que um estilo musical, o rap é uma ferramenta para que essas mulheres possam reexistir, projetar e multiplicar suas vozes na sociedade.

Abstract:
The importance of inserting peripheral movements and cultures into scientific studies is a discussion that has been expanding for some time. The hip hop movement, along with all its artistic manifestations, is gaining more and more notoriety from researchers in the fields of linguistics, sociology, psychology, education, among others, which benefits society's understanding of the culture and realities present in the peripheries. Despite this, there is an unequal treatment of women within the hip hop movement, as there is still a greater appreciation of artists and raps produced and sung by men. For this reason, this paper aims to investigate the performances of gender, race and class in the speech acts produced in the art and cultural promotion practices of women who produce rap in Fortaleza. We used the perspectives of Alencar (2014), to anchor our studies in the field of Cultural Pragmatics; Melo and Moita Lopes (2014), with the category of narrative performance; and Collins and Bilge (2021), addressing the perspective of intersectional studies. We realized, through the analysis of semi-structured interviews and the lyrics of each MC's songs, that it is through rap that these women act in the world, music is the means by which they seek improvements in their lives, it is the place where they challenge their social place and the power relations established in society. Much more than a musical style, rap is a tool for these women to reexist, project and multiply their voices in society.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
, SARA VALENTIM GURGEL . As performances narrativas nas práticas culturais do rap feito por mulheres em Fortaleza: um estudo em pragmática cultural . 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1