Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Traços estilísticos de subjetividade em automenções no gênero discursivo resumo de tese do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE

Autor(es):
Carvalho, Daniel Martins De

Palavras Chaves:
Estilo; Metadiscurso; Gênero acadêmico; Resumo; PosLA

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
Analisando os manuais de escrita acadêmica, é observado que a descrição do estilo segue paradigmas os quais não necessariamente refletem a realidade, no que diz respeito ao discurso impessoalizado em resumos de tese. Mais especificamente, algumas instruções que sugerem impessoalidade nos resumos, não têm sido efetivamente refletidas nos resumos produzidos. Acreditamos que parte disso se deve à falta de mais estudos que contemplem esse assunto dentro da estilística. Temos observado que tal questão ocorre no contexto do Programa de Pós-Graduação em linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA – UECE). A partir disso, buscamos analisar e descrever os traços estilísticos dos resumos de tese do PosLA que corresponda mais a como, efetivamente, a suposta impessoalidade é apresentada nesses resumos. Para tal, nos baseamos nos conceitos de gênero discursivo (BAKHTIN, 2018; SWALES, 1990; MOTTA-ROTH E HENDGES, 1996, 2018; BIASI-RODRIGUES, 1998, 2009), de estilo (GRANGER, 1974; POSSENTI, 1993, 2001, 2002, 2008, 2009; VAN LEEUWEN, 2005; MARTINS, 2005; MONTEIRO, 2005; MARTIN E WHITE, 2005; PRAXEDES FILHO E MAGALHÃES, 2015; GUEDES, 2017), e de metadiscurso (HYLAND, 2005, 2007; LIMA, 2015; BERNARDINO, 2007; CARVALHO, 2011), especificamente de metadiscurso de automenção. A partir dessa base teórica, desenvolvemos uma pesquisa quanti-qualitativa, na qual analisamos 83 (oitenta e três) resumos de tese oriundos do PosLA – UECE, das quais 36 são da linha de pesquisa Linguagem, Tecnologia e Ensino; 23 da linha de pesquisa Multilinguagem, Cognição e Interação; e 24 da linha de pesquisa Estudos Críticos da Linguagem; referentes às teses defendidas no referido programa entre 2015 e 2022, buscando analisar qualiquantitativamente os traços metadiscursivos de automenção a partir de categorias léxico-gramaticais que favorecem esse metadiscurso, além de analisar as funções discursivas que por eles são realizados, com o intuito de traçar o estilo desse programa no que concerne a inserção do autor em seu resumo. Para desenvolvermos a análise, recorremos ao software WordSmith 6.0 na compilação das categorias metadiscursivas. Ao fim disso, comparamos os números de ocorrências das três linhas de pesquisa, bem como as descrevemos, procedimentos que nos permitiram entender o estilo subjetivo das linhas e do PosLA como um todo. Como resultados, notamos a adequação à impessoalidade nas três linhas, dentre as quais se destaca a linha 2 como a que mais proporciona o uso desses marcadores, por meio de adjetivos partícipios. Entretanto, é notável a frequência significativa de marcadores de automenção explícita, mediante verbos na 1ª pessoa do plural. Ambas estruturas gramaticais são usadas majoritariamente para explicar procedimentos. Dessa forma, notamos que, apesar da adequação às normas dos manuais de escrita acadêmica, existe contundente movimento em inserir o autor explicitamente em seu texto, o que suscita maiores questionamentos a esses manuais. Ao final, entendemos que nossa pesquisa reforça a necessidade de mais estudos estilísticos em gêneros acadêmicos, assim como de gêneros discursivos de outras esferas discursivas.

Abstract:
Considering academic writing manuals, we noticed the description of style follows paradigms that do not necessarily reflect reality regarding depersonalized discourse in thesis abstracts. Specifically, some instructions suggesting impersonality in abstracts have not been effectively reflected in the produced abstracts. We believe that part of this is due to the lack of more studies addressing this subject within stylistics. We have observed that this issue occurs in the context of the Graduate Program in Applied Linguistics at the State University of Ceará (PosLA – UECE). From this, we seek to analyze and describe the stylistic features of PosLA thesis abstracts that correspond more closely to how the supposed impersonality is effectively presented in these abstracts. To do so, we rely on the concepts of discursive genre (BAKHTIN, 2018; SWALES, 1990; MOTTA-ROTH AND HENDGES, 1996, 2018; BIASI-RODRIGUES, 1998, 2009), style (GRANGER, 1974; POSSENTI, 1993, 2001, 2002, 2008, 2009; VAN LEEUWEN, 2005; MARTINS, 2005; MONTEIRO, 2005; MARTIN AND WHITE, 2005; PRAXEDES FILHO AND MAGALHÃES, 2015; GUEDES, 2017), and metadiscourse (HYLAND, 2005, 2007; LIMA, 2015; BERNARDINO, 2007; CARVALHO, 2011), specifically metadiscourse of self-mention. Building on this theoretical foundation, we conducted quantitative-qualitative research, analyzing 83 (eighty-three) thesis abstracts from PosLA – UECE, including 36 from Research Line 1: Language, Technology, and Teaching; 23 from Line 2: Multilanguage, Cognition, and Interaction; and 24 from Line 3: Critical Language Studies. These theses were defended in the program between 2015 and 2022, aiming to analyze metadiscursive traits of self-mention using lexical-grammatical categories qualitatively and quantitatively that favor this metadiscourse. Additionally, we examined the discursive functions performed by these traits to trace the program's style regarding the author's inclusion in the abstract. To conduct the analysis, we used the WordSmith 6.0 software for compiling metadiscursive categories. Finally, we compared the occurrence numbers of the three research lines and described them, procedures that allowed us to understand the subjective style of the research lines and PosLA as a whole. As a result, we observed conformity to impersonality in all three lines, with Line 2 standing out as the one that most facilitates the use of these markers through participial adjectives. However, there is a notable frequency of explicit self-mention markers, mainly through first-person plural verbs. Both grammatical structures are predominantly used to explain procedures. Thus, we note that, despite adherence to academic writing manual norms, there is a significant trend to explicitly insert the author into the text, raising further questions about these manuals. In conclusion, our research underscores the need for more stylistic studies in academic genres, as well as in discursive genres from other discursive spheres.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Carvalho, Daniel Martins De. Traços estilísticos de subjetividade em automenções no gênero discursivo resumo de tese do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE. 2023. 142 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1