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Repositório Institucional - UECE
Título:
O negacionismo como estratégia populista no discurso de Bolsonaro sobre a pandemia de covid-19 e seus efeitos hegemônicos em notícias falsas divulgadas na mídia evangélica

Autor(es):
Barbosa, Waldenia Marcia Da Silva

Palavras Chaves:
Pandemia; Bolsonaro; Discurso; Fake News; Religião

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
O presente trabalho investiga a construção discursiva do negacionismo em torno da pandemia de covid-19, no primeiro ano do acontecimento, no domínio das práticas político-governamental e religioso-midiáticas brasileiras. Para tanto, toma-se como referencial teórico-metodológico principal a Análise de Discurso Crítica de Norman Fairclough ([1992] 2001; 2003) que orienta um estudo de caráter qualitativo e interpretativista com foco nos significados acional, representacional e identificacional do discurso. Mobilizamos também conceitos de Populismo, Antagonismo e Hegemonia a partir de Laclau e Mouffe (2015 [1985]). O corpus selecionado para a pesquisa inclui pronunciamentos oficiais de Jair Bolsonaro em Cadeia Nacional de Rádio e Televisão durante a crise sanitária de Covid-19 no Brasil e notícias desinformativas (fake news) divulgadas em sites evangélicos sobre temas relativos à pandemia. Entre as principais reflexões desenvolvidas, consideramos que o discurso negacionista promovido pelo Governo Brasileiro e pelas mídias evangélicas durante a pandemia contribuiu para uma má gestão da crise e um excedente de vítimas que poderia ser evitado se houvesse uma mudança discursiva. Esses discursos alinham-se a uma estratégia populista que busca, a partir de uma aproximação com grupos religiosos evangélicos, garantir adesão da classe trabalhadora para as pautas políticas e econômicas da Extrema Direita. Os efeitos hegemônicos do discurso presidencial sobre o discurso midiático-evangélico mostram-se nas escolhas genéricas, argumentativas e modalizadoras dos textos analisados.

Abstract:
This paper investigates the discursive construction of denialism around the covid-19 pandemic, in the first year of the event, in the realm of Brazilian political-governmental and religious-media practices.To this end, Norman Fairclough's Critical Discourse Analysis ([1992] 2001; 2003) is taken as the main theoretical-methodological reference, which guides a qualitative and interpretive study focusing on the actional, representational and identificational meanings of discourse. We also used concepts of Populism, Antagonism and Hegemony from Laclau and Mouffe (2015 [1985]). The corpus selected for the research includes official statements by Jair Bolsonaro on the National Radio and Television Network during the Covid-19 health crisis in Brazil and disinformative news (fake news) published on evangelical websites on topics related to the pandemic. Among the main reflections developed, we consider that the denialist discourse promoted by the Brazilian Government and evangelical media during the pandemic contributed to poor crisis management and a surplus of victims that could have been avoided if there had been a discursive change. These discourses are aligned with a populist strategy that seeks, through a rapprochement with evangelical religious groups, to secure the support of the working class for the political and economic agendas of the Far Right. The hegemonic effects of the presidential discourse on the media-evangelical discourse can be seen in the generic, argumentative and modalizing choices of the texts analyzed.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Barbosa, Waldenia Marcia Da Silva. O negacionismo como estratégia populista no discurso de Bolsonaro sobre a pandemia de covid-19 e seus efeitos hegemônicos em notícias falsas divulgadas na mídia evangélica. 2023. 247 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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