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Repositório Institucional - UECE
Título:
A escrita espontânea de crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza: exercícios analíticos sobre cenas de alfaletramento.

Autor(es):
Gadelha, Carmen Stela Vasconcelos Costa

Palavras Chaves:
Alfaletramento; Alfabetização discursiva; Linguagem escrita; Escrita espontânea; Produção textual.

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
Partindo do pressuposto de que o trabalho pedagógico com a linguagem na escola deva se realizar enquanto prática social no processo de aprendizagem da escrita pelas crianças na fase inicial de alfabetização, o objetivo geral deste estudo consiste em analisar o processo de escrita espontânea de crianças do 1o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Fortaleza. Nessa investida, foram definidos os seguintes objetivos específicos: 1) investigar os impactos de uma sequência didática orientada na produção escrita espontânea das crianças no contexto de aprendizagem do SEA; e 2) mapear as experiências com a escrita espontânea evidenciadas no contexto investigado que se mostram significativas para as crianças. Como procedimentos de geração de dados, adotamos: a) aplicação de uma Sequência Didática (SD) orientada para as crianças; e b) realização de rodas de conversa (RDC) com as crianças. Os procedimentos analíticos deram conta de compreender as produções textuais das crianças durante a aplicação da SD e as transcrições das falas das crianças durante as RDCs. De forma mais específica, foram analisados treze textos iniciais e treze textos finais do experimento, além das verbalizações das crianças sobre a experiência com a escrita na escola. Em adição, contamos, como instrumento de consulta, com um diário de campo, composto pelas observações e reflexões da professora/pesquisadora. Nosso estudo conformou-se como uma pesquisa-ação, por meio de uma abordagem qualitativa, situada na área da Linguística Aplicada (LA). A análise do material foi realizada com base no arcabouço teórico composto por estudos sobre: a aprendizagem numa perspectiva sócio-histórica (VIGOTSKI, 2007; 2017); pré-história da escrita infantil (LURIA, 2017); alfabetização numa perspectiva discursiva (SMOLKA, 2012; GOULART, 2013; 2019); Sistema de Escrita Alfabética - SEA (MORAIS, 2012); alfabetização e letramento (KLEIMAN, 2005; SOARES, 2020); e concepção de escrita como interação (KOCH; ELIAS, 2022). A análise mostrou que as concepções infantis são divergentes e sofrem influência de “vozes sociais” oriundas de seus contextos. De forma geral, entendem que a escrita é um conhecimento aprendido na escola por meio de cópias de uma escrita padronizada. Logo, não sentem suas escritas espontâneas legitimadas. Em contrapartida, o estudo revelou o impacto positivo de uma SD orientada na produção escrita espontânea das crianças, assim como na apropriação do SEA. Os resultados alcançados permitem confirmar que criar possibilidades significativas para escrever espontaneamente, levando em conta uma perspectiva discursiva, fomenta a construção de crianças autoras e autoconfiantes para dizer por meio da linguagem escrita, inserindo-se socialmente. Palavras-chave: Alfaletramento; Alfabetização discursiva; Linguagem escrita; Escrita espontânea; Produção textual.

Abstract:
Based on the assumption that pedagogical work with language at school must be carried out as a social practice in the process of learning to write by children in the initial literacy phase, the general objective of the study is to analyze the spontaneous writing process of children in the 1st year of elementary school at a public school in Fortaleza. In this endeavor, the following specific objectives were defined: 1) investigate the impacts of a guided didactic sequence on children's spontaneous written production in the AWS learning context; and 2) map the experiences with spontaneous writing that are significant for children in the context investigated. As data generation procedures, we provide: a) application of a Didactic Sequence aimed at children (DS); and b) carrying out conversation circles with children (CCC). The analytical procedures were able to understand the children's textual productions during the application of DS and the transcriptions of the children's speeches during the CCCs. More specifically, thirteen initial texts and thirteen final texts of the experiment were analyzed, in addition to the children's verbalizations about the proposed teaching experience. In addition, we used a field diary as a consultation tool, composed of the teacher/researcher's observations and reflections. Our study consisted of action research, using a qualitative approach, located in the area of Applied Linguistics (AL). The analysis of the material was carried out based on the following theoretical framework: learning from a socio-historical perspective (VYGOTSKY, 2007; 2017); studies on: pre-history of children's writing (LURIA, 2017); literacy from a discursive perspective (SMOLKA, 2012; GOULART, 2013; 2019); studies on the Alphabetic Writing System - AWS (MORAIS, 2012); literacy and literacy (KLEIMAN, 2005; SOARES, 2020); and conception of writing as interaction (KOCH; ELIAS, 2022). The analysis showed that children's conceptions are divergent and are influenced by “social voices” from their contexts. In general, they understand that writing is knowledge learned at school through copies of standardized writing. Therefore, they do not feel their spontaneous writings are legitimized. On the other hand, the study revealed the positive impact of a guided DS on children's spontaneous written production, as well as on the appropriation of AWS. The results achieved allow us to confirm that creating significant possibilities to write spontaneously, taking into account a discursive perspective, encourages the construction of children who are authors and self-confident to say through written language, integrating themselves socially. Keywords: Alphaliteracy; Discursive literacy; Written language; Spontaneous writing; Text production.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Gadelha, Carmen Stela Vasconcelos Costa. A escrita espontânea de crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza: exercícios analíticos sobre cenas de alfaletramento.. 2023. 229 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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