Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Tornar-se escritora: abordagem discursiva das representações sociais de mulheres negras sobre a Escrita como movimento de autoinscrição no mundo

Autor(es):
Silva, Ametista De Pinho Nogueira

Palavras Chaves:
Escrita; Linguística Aplicada; Mulheres negras; Análise de Discurso Crítica; Psicologia Social; Abordagem Discursiva das Representações Sociais.

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
Respiração. Dor. Espiral. Inevitabilidade. Água. Descoberta. Sustento. Contradição. Sofrimento. Paixão. Portal. Vida. Humanidade. Provocação. Refúgio. Companhia. Meditação. Salvação. Esses são alguns dos significados que permeiam o conteúdo simbólico das representações sociais de mulheres negras sobre a Escrita, objeto de pesquisa desta tese, que tem como objetivo geral analisar as representações sociais que escritoras negras constroem, discursivamente, sobre a Escrita enquanto objeto de representação e, como objetivos específicos, descrever as facetas temática-identificacional e argumentativa-atitudinal de tais representações. Destaque-se que esta tese pode ser lida como um retrato discursivo da experiência subjetiva de mulheres negras com a palavra, observados aspectos ao mesmo tempo discursivos, sociais e psicológicos que marcam um lugar de escrita. A convergência de tais aspectos na análise foi possível por meio de uma interface teórico-metodológica estabelecida entre Linguística Aplicada, lugar epistemológico do qual enuncio, e a Psicologia Social, lugar epistemológico com o qual dialogo, resultando esse encontro no que tem se configurado como uma Abordagem Discursiva das Representações Sociais (ADRS). Para acessar as representações sociais de escritoras negras sobre o objeto Escrita, recorri, em termos metodológicos, a uma pesquisa centrada em sujeitos (Kilomba, 2019), a partir da qual estabeleci uma aproximação etnográfico-discursiva (Magalhães; Martins; Resende, 2017) com cinco mulheres negras escritoras, todas residentes na cidade de Fortaleza-CE. Os encontros ocorreram em diferentes lugares da cidade, com coleta de material discursivo, por meio de entrevistas e registro de artefatos culturais. Considerando diálogos transdisciplinares estabelecidos e tendo como base teórico-metodológica da pesquisa ADRS, duas categorias analíticas foram construídas na análise dos dados: a faceta temáticoidentificacional, que tem como aporte teórico-metodológico um diálogo entre estudos sobre themata (Moscovici, 2007) e os estudos sobre significados do discurso (Fairclough, 2003); e a faceta argumentativo-atitudinal, que tem como aporte teórico-metodológico estudos retóricos sobre argumentação (Perelman; Tyteca, 1996; Menezes, 2011; Fiorin, 2018) e estudos sobre Atitude (Doise, 2001, 2010). Considerando, ainda, a complexidade cognitiva, social e discursiva que atravessa a experiência subjetiva de mulheres negras com a palavra, os estudos sobre literatura e cultura (hooks, 2019; Cuti, 2010; Anzaldúa, 2000), racismo estrutural (Almeida, 2019), feminismo decolonial (Vergès, 2020) e interseccionalidade (Crenshaw, 2002; Akotirene, 2018) foram algumas das discussões teóricas que fundamentaram o processo de análise do objeto estudado. Os resultados da pesquisa apontaram para a pluralidade de significações e implicações subjetivas que permeiam a construção de representações sociais de mulheres negras sobre o objeto de representação Escrita: elaborações poéticas e metafóricas, aproximação e distanciamento de questões raciais na escrita, o receio e potência da autonomeção como escritoras, singularidades, diferenças, vivências plurais marcam, discursivamente, as Representações Sociais (RS) das participantes desta pesquisa sobre a Escrita.

Abstract:
Breathing. Pain. Spiral. Inevitability. Water. Discovery. Sustenance. Contradiction. Suffering. Passion. Portal. Life. Humanity. Provocation. Refuge. Company. Meditation. Salvation. These are some of the meanings that permeate the symbolic content of black women's social representations of Writing, the subject of this thesis, whose general aim is to analyze the social representations that black women writers discursively construct about Writing as an object of representation and, as specific aims, to describe the thematic-identificational and argumentative-attitudinal facets of such representations. It should be noted that this thesis can be read as a discursive portrait of the subjective experience of black women with the word, observing the discursive, social and psychological aspects that mark a place of writing. The convergence of these aspects in the analysis was made possible through a theoretical-methodological interface established between Applied Linguistics, the epistemological place from which I speak, and Social Psychology, the epistemological place with which I dialog, resulting in what has been configured as a Discursive Approach to Social Representations (ADRS). In order to access the social representations of black women writers on the subject of Writing, I resorted, in methodological terms, to subject-centered research (Kilomba, 2019), from which I established an ethnographic-discursive approach (Magalhães; Martins; Resende, 2017) with five black women writers, all living in the city of Fortaleza-CE. The meetings took place in different parts of the city, collecting discursive material through interviews and recording cultural artifacts. Considering the transdisciplinary dialogues established and using the theoretical-methodological basis of ADRS research, two analytical categories were constructed in the analysis of the data: the thematic-identificational facet, which has as its theoretical-methodological input a dialog between studies on themata (Moscovici, 2007) and studies on discourse meanings (Fairclough, 2003); and the argumentative-attitudinal facet, which has as its theoretical-methodological input rhetorical studies on argumentation (Perelman; Tyteca, 1996; Menezes, 2011; Fiorin, 2018) and studies on Attitude (Doise, 2001, 2010). Also considering the cognitive, social and discursive complexity that runs through the subjective experience of black women with the word, studies on literature and culture (hooks, 2019; Cuti, 2010; Anzaldúa, 2000), structural racism (Almeida, 2019), decolonial feminism (Vergès, 2020) and intersectionality (Crenshaw, 2002; Akotirene, 2018) were some of the theoretical discussions that underpinned the process of analyzing the object studied. The results of the research pointed to the plurality of meanings and subjective implications that permeate the construction of social representations of black women on the object of representation Writing: poetic and metaphorical elaborations, approximation and distancing of racial issues in writing, the fear and power of self-honoring as writers, singularities, differences, plural experiences discursively mark the Social Representations (SR) of the participants of this research on Writing.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Silva, Ametista De Pinho Nogueira. Tornar-se escritora: abordagem discursiva das representações sociais de mulheres negras sobre a Escrita como movimento de autoinscrição no mundo. 2023. 240 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1