Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A alacridade negra na Belle Époque eugenista: Crônicas de Lima Barreto

Autor(es):
Lopes, Auristela Rafael

Palavras Chaves:
Negritude; carnavalização literária mandingueira; alacridade; Lima Barreto; crônicas.

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
Este trabalho versa sobre o riso e o risível como elementos constitutivos da cultura manifestos nas crônicas de Lima Barreto, responsáveis por produzir discursos de resistência negra a partir do riso subversivo. O corpus consiste em 09 (nove) crônicas selecionadas de revistas ilustradas de humor. A análise dessas crônicas traz a lume os embates discursivos que tangenciam o processo de inserção da população negra e livre na Primeira República, tendo por foco os discursos da Negritude. Tem por objetivo geral interpretar os atos de fala e de corpo que performatizam os/as embates/polêmicas discursivos/as entre eugenia e etnicidade sob a perspectiva da carnavalização literária mandingueira. Os objetivos específicos são: analisar os efeitos de sentido presentes nas crônicas de Lima Barreto que abordam os embates entre eugenia e etnicidade; identificar como as crônicas manifestam o humor carnavalizado mandingueiro em contraposição ao humor civilizador nas revistas ilustradas de humor; investigar como os elementos do espírito solidário e coletivo da alacridade negra manifestam-se nas crônicas de Lima Barreto; compreender a agência-estética de Lima Barreto na constituição dos discursos da Negritude. As categorias de análise do corpus em questão pautam-se no ritual da bufonaria do entronamento dos bufões dos tipos populares que se espraiam nas crônicas limabarretianas, evidenciando elementos discursivos associados ao bufão, aos trapaceiros, à voz dos populares das ruas da Belle Époque carioca. Como chave interpretativa das crônicas de Lima Barreto nas revistas ilustradas de humor, evidencia-se sua relação com a arkhé de tradição africana que emana modos de ser e de existir divergentes da proposta monologizante de identidade nacional pautada no ocidentalismo. O caminho teórico dessa empreitada tem viés transdisciplinar fundamentado em estudos do Círculo de Bakhtin, na teoria dos atos de fala e de corpo da Pragmática e nos estudos filosóficos, históricos e sociológicos do pensamento decolonial e afrodiaspórico no Brasil. Os resultados dessa abordagem analítica evidenciam alguns pontos: a escrita limabarretiana como performance de raça realiza o giro decolonial, o riso como constituinte de uma narrativa crítica que discute os modos de subjetividades no contexto complexo da modernidade/colonialidade e a constituição no âmbito das Letras brasileiras de uma escrita dissidente responsável por contribuir para a tradição de um pensamento negro-brasileiro.

Abstract:
This work deals with laughter and the laughable as a constitutive element of culture and which manifests itself in the chronicles of Lima Barreto, producing speeches of black resistance based on subversive laughter, the corpus consists of 09 (nine) chronicles selected from illustrated humor magazines. The analysis of these chronicles brings to light the discursive clashes/controversies that touch on the process of insertion of the free Black population in the First Republic, focusing on the discourses of Negritude. Its general objective is to: Interpret the acts of speech and body that perform the discursive clashes/controversies between eugenics and ethnicity from the perspective of mandingueira literary carnivalization in Lima Barreto’s chronicles. The specific objectives are: to analyze the effects of meaning present in Lima Barreto's chronicles that address the clashes between eugenics and ethnicity; to identify how Lima Barreto's chronicles manifest themselves as mandingueiro carnivalized humor and confront the civilizing humor in illustrated humor magazines; to investigate how elements of the solidarity and collective spirit of black alacrity enter Lima Barreto's chronicles; to understand Lima Barreto's aesthetic agency in the constitution of Blackness discourses. The categories of analysis of the corpus in question are based on the buffoonery ritual of the enthronement of buffoons of popular figures that are widespread in the chronicles of Lima Barreto, highlighting discursive elements associated with the buffoon, the tricksters, the voice of the common people on the streets of Rio's Belle Époque. As an interpretative key to Lima Barreto's chronicles in illustrated humor magazines, his relationship with the arkhé of African tradition is highlighted, which emanates ways of being and existing that diverge from the monologizing proposal of national identity based on Westernism. The theoretical path of this endeavor has a transdisciplinary bias based on studies of the Bakhtin Circle, the theory of speech and body acts from Pragmatics and philosophical, historical and sociological studies of decolonial and Afro-diasporic thought in Brazil. The results of this analytical approach highlight some points: Lima Barreto's writing as performances of race performs the decolonial spin, laughter as a constituent of a critical narrative that discusses the ways of subjectivities in a complex context of modernity/coloniality and the constitution within the scope of Brazilian Letters of dissident writing responsible for contributing to the tradition of Black-Brazilian thought.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Lopes, Auristela Rafael. A alacridade negra na Belle Époque eugenista: Crônicas de Lima Barreto. 2023. 331 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1