Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Consciência fonológica e aprendizagem da leitura em pré-escolares autistas: contribuições de uma mediação linguística

Autor(es):
QUEIROZ, ANA ÁSIA ALMEIDA DE

Palavras Chaves:
autismo; leitura; consciência fonológica

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
As leis brasileiras que visam assegurar o acesso e a permanência do aluno com deficiência nas escolas públicas e privadas do país, com ensino de qualidade, datam desde a Constituição de 1988. Entretanto, as instituições escolares ainda apresentam sérias dificuldades em desempenhar seu papel de ensino, especialmente, em relação ao ensino de alfabetização para alunos inseridos no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), uma vez que falta aos professores conhecimento suficiente para atender às diferentes demandas desses alunos. No momento, as pesquisas sobre como essa população aprende a ler são incipientes, sobretudo em relação à influência da consciência fonológica nesse processo, mesmo esta sendo descrita, recorrentemente, em pesquisas em nível nacional e internacional, como forte preditora para o desenvolvimento da linguagem escrita. Partindo dessa realidade, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar como se dá o desenvolvimento da consciência fonológica em pré-escolares com TEA matriculados em duas escolas da rede privada de ensino de Fortaleza, com vistas a favorecer a aprendizagem da leitura. Trata-se de uma pesquisa descritiva/explicativa, de natureza aplicada, procedimento experimental e com abordagem quantitativa. Integraram a amostra seis crianças com diagnóstico de TEA, na faixa etária entre 4:0 e 5:6 anos, organizadas em um único grupo experimental, que foram submetidas a um programa de ensino baseado nas tarefas de consciência fonológica e na explicitação do princípio alfabético. Para a coleta de dados, foram aplicados dois testes: um para avaliar o nível de desenvolvimento da consciência fonológica e outro para verificar a evolução dos participantes quanto à aprendizagem da leitura de palavras isoladas, realizados antes e depois da intervenção de ensino e de modo controlado. Os resultados apontam: a) a existência de uma ordem gradativa de complexidade na realização de tarefas de consciência fonológica da população estudada: síntese silábica > identificação de sílabas iniciais > segmentação silábica > identificação de rimas > identificação de fonemas iniciais > identificação de fonemas finais > produção de palavras a partir de um fonema dado; b) atividades que envolvem o ensino de sílabas contribuem mais para aprendizagem da leitura que atividades de letras e fonemas isolados; e c) a mediação linguística aplicada de forma sistematizada e regular em crianças com autismo contribui para o desenvolvimento da leitura.

Abstract:
Brazilian laws that aim to ensure the access and permanence of students with disabilities in public and private schools in the country, with quality education, date back to the 1988 Constitution. However, school institutions still have serious difficulties in performing their teaching role, especially in relation to the literacy of students with autistic spectrum disorder, since teachers lack sufficient knowledge to meet the different demands of these students. At the moment, research on how this population learns to read is incipient, especially regarding the influence of phonological awareness in this process, even though it is repeatedly described in national and international research as a strong predictor for the development of written language. Based on this reality, this research was developed with the objective of investigating the type of influence that a linguistic mediation can exert on the development of language skills of children with autistic spectrum disorder enrolled in two schools of the private education network in Fortaleza, aiming to encourage learning to read. This is descriptive/explanatory research, of an applied nature, experimental procedure and with quantitative approach. The sample included six children diagnosed with ASD, aged between 4:0 and 5:6 years, organized into a single experimental group, which underwent a teaching program based on phonological awareness tasks and on the explanation of the alphabetic principle. For the data collection, two tests were applied: one to assess the level of development of phonological awareness and the other to verify the evolution of the participants regarding the learning of reading isolated words, carried out before and after the teaching intervention, in a controlled way. The preliminary results point to: a) the existence of a gradual order of complexity in the performance of phonological awareness tasks by the population studied: identification of initial syllables > identification of rhymes > identification of initial phonemes > identification of final phonemes > production of words from a given phoneme; b) activities that involve teaching syllables contribute more to learning to read than activities involving isolated letters and phonemes; and c) linguistic mediation applied systematically and regularly in autistic children contributes to the development of reading.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
QUEIROZ, ANA ÁSIA ALMEIDA DE. Consciência fonológica e aprendizagem da leitura em pré-escolares autistas: contribuições de uma mediação linguística. 2023. 199 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1