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Repositório Institucional - UECE
Título:
Aprendizagem e (re)construção do conhecimento na formação de professores das escolas do e no campo: a propósito de se (re)pensar texto e cultura.

Autor(es):
Mendes, Rochelle Kilvia Nascimento

Palavras Chaves:
Metatexto Didático; Formação contínua; Escolas do Campo no Estado do Ceará; Complexidade.

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
Este trabalho busca compartilhar, a partir de uma vivência no município de Canindé-Ceará, uma proposta pedagógica voltada para a formação contínua com educadores e educadoras de uma escola do campo. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo central investigar como a discussão em torno da aprendizagem, complexidade e cultura contribuem para a formação de professores que atuam em Escolas do Campo, transformando a prática desses(as) educadores(as) em vista de um ensino “situado e com foco na aprendizagem” (Costa, 2010). Consoante Bauer (2016, p. 117), “é preciso buscar uma relação indissolúvel entre educação, cultura e realidade social”, e isso é fruto da educação popular em nossa história. Nosso trabalho ancora-se na perspectiva sociocognitivista da Linguística, na visão complexa da linguagem e no ensino de língua materna a partir da elaboração de Metatextos Didáticos, um caminho para mantermos interação e diálogo com os aprendizes (Costa et al, 2009; Costa; Queiroz; Alves, 2020). Essa ancoragem envolve o estudo do texto enquanto evento comunicativo (Beaugrande, 1997); evoca os princípios freirianos da pedagogia da esperança, da educação libertadora, da pedagogia política que lida com aspectos sociais e humanos e considera princípios educacionais do MST (Bauer, 2016). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação (Thiolent, 1985), no que se refere à formação contínua, a qual também se insere no âmbito etnográfico, uma vez que, para o estudo e a observação da cultura local, precisamos estar mais próximos do ambiente em que as pessoas convivem e se socializam. Ainda se insere no campo da (n)etnografia (Kozinets, 2014) por usarmos as redes sociais para alguns registros e também como um recurso de aproximação entre pesquisadores e sujeitos participantes nos momentos em que a interação não poderia ser presencial. Contamos com a participação de 9 educadores e educadoras de uma escola pública da rede Estadual de ensino médio, situada no assentamento do MST-Ceará no distrito de Santana da Cal, no município de Canindé-Ceará, todos eles atuantes na área de Linguagens e Códigos; contamos também com o envolvimento de 9 de seus alunos. Para geração de dados, integramo-nos à comunidade escolar, acompanhando e participando de algumas de suas rotinas a fim de tentar compreender a relação entre a escola e a vida. No decorrer dessa inserção, desenvolvemos as seguintes atividades: entrevistas iniciais com educadores, educadoras e educandos, o que nos deu base para elaborarmos uma metodologia direcionada não só para eles, mas feita com eles, a partir de suas necessidades; realização e posterior análise do colóquio sobre Metatexto Didático proposto por nós em parceira com o grupo GEENTE e a escola a fim de aproximar também o conhecimento científico com a realidade por meio da elaboração de materiais didáticos. Ao analisarmos a produção de materiais didáticos, fruto da formação contínua, percebemos que, apesar das dificuldades naturais da elaboração de atividades, as propostas ganharam forma e conseguimos elaborar conjuntamente quatro propostas de metatextos didáticos voltados para estudantes das escolas do campo matriculados no ensino médio. Esta pesquisa nos deu base para identificar que um trabalho integrador, elaborado em equipe, contando também com a participação dos estudantes, tem conseguido promover mudança nas atitudes dos docentes. Considerando atitudes que admitem a integração do estudante ao trabalho docente, percepção reforçada pelos educadores e educandos em entrevistas, constatamos que atividades de linguagem que reforçam a cultura local são mais atrativas para os estudantes e, portanto, mais produtivas. Nosso trabalho possibilitou discutir acerca da linguagem e da cultura a partir de uma noção de textualização mais ampla; construímos metatextos didáticos que podem auxiliar em futuros trabalhos dos docentes que atuam nas escolas do campo. A interação nos permitiu demonstrar e compreender a esfera textual e a textualização a partir não só da perspectiva da Línguística Aplicada, mas de uma “linguística viva".

Abstract:
This work aims to share, based on an experience in the city of Canindé-Ceará, a pedagogical proposal based on continued training with educators from a rural school. In that regard, the research has as its central objective to investigate how the discussion around learning, complexity and culture are important for training teachers who work in Rural Schools, transforming the practice of these educators in view of a teaching that is “situated and with focus on learning” (Costa, 2010). According to Bauer (2016, p. 117) “it is necessary to seek an indissoluble relationship between education, culture and social reality” and this is the result of popular education in our history. Our work is anchored in the socio-cognitivist perspective of Linguistics in the complex view of language, and in the teaching of native language from the elaboration of Didactic Metatexts, a path for interaction and dialogue with learners (Costa et al., 2009; Costa; Queiroz; Alves, 2020). This work involves the study of the text as a communicative event (Beaugrande, 1997); it evokes the Freirian principles of the pedagogy of hope, liberating education, political pedagogy that deals with social and human aspects and considers educational principles of the MST - Landless Workers’ Movement (Bauer, 2016). In methodological terms, it is an action research (Thiolent, 1985), with regard to continued training, which also falls within the ethnographic scope, since for the study and observation of local culture we need to be closer to the environment in which people live and socialize. It is still part of the field of (n)ethnography (Kozinets, 2014) because we use social networks for some records and also as a resource for bringing researchers and participating subjects together at times when an interaction could not be in person. We had the participation of 9 educators from a public school in the state education network, located in the settlement of Landless Workers’ Movement, in the district of Santana da Cal, in the city of Canindé-Ceará, all of them participants in the area of Languages and codes; We also count with the participation of 9 students. To generate data, we integrated ourselves into the school community, following and participating in some of their routines in order to try to understand the relationship between school and life; During this insertion, we developed the following activities: initial interviews with educators and students, which gave us the basis to develop a methodology aimed not only at them, but carried out with them, based on their needs; holding and subsequent analysis of the conference on Didactic Metatext proposed by us in partnership with the GEENTE group and the school, in order to also bring scientific knowledge closer to reality through the creation of teaching materials. When we analyze the production of teaching materials, as a result of continued training, we realize that, despite the natural difficulties in developing activities, the materials were well done and we were able to produce four works (didactic metatexts) to assist teachers and students in the school. This research gave us the basis to identify that integrative work, carried out as a team, also counting on the participation of students, has made it possible to promote changes in teachers' attitudes. Considering attitudes that support student integration into teaching work, a perception reinforced by educators and students in interviews, we found that language activities that reinforce local culture are more attractive to students and, therefore, more productive. Our work made it possible to discuss language and culture from a broader notion of textualization; we built didactic metatexts that can assist in future work by teachers who work in rural schools. The interaction allowed us to demonstrate and understand the textual sphere and textualization from not only the perspective of Applied Linguistics, but from a “living linguistics”.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Mendes, Rochelle Kilvia Nascimento. Aprendizagem e (re)construção do conhecimento na formação de professores das escolas do e no campo: a propósito de se (re)pensar texto e cultura.. 2023. 259 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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