Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O gesto pedagógico: para que e para quem? Análise verbo-gestual da atividade de professores estagiários de francês

Autor(es):
Lopes, Wescley Batista

Palavras Chaves:
gesto pedagógico; instrumento de mediação; professor estagiário; autoconfrontação

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar se e de que maneira o gesto pedagógico se constitui como um instrumento de mediação da atividade de professores estagiários, auxiliando na realização da atividade docente. Para tanto, baseados em uma perspectiva dialógica e multimodal do discurso (BAKHTIN, 2011; BRAIT, 2013; TELLIER 2006), propomos a realização de uma análise verbo-gestual da atividade de quatro professores iniciantes de francês língua estrangeira (FLE) do Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os referidos sujeitos, nomeados com os nomes fictícios de Joana, Sandro, Eliane e Isabella, participaram de um processo dialógico e reflexivo de análise da atividade, desenvolvido com o quadro teórico-metodológico da autoconfrontação. Para a geração do corpus desta pesquisa, registramos em vídeo duas aulas (atividade inicial) dos sujeitos (também denominados protagonistas). Em seguida, realizamos as quatro autoconfrontações simples (professor + pesquisador + vídeo da atividade inicial), seguidas das duas autoconfrontações cruzadas em pares (Joana e Sandro - Eliane e Isabella + pesquisador + vídeo da atividade inicial acrescida dos comentários produzidos na fase anterior). Visto que nossa pesquisa propõe uma análise verbo-visual, adotamos como corpus de investigação trechos da atividade inicial dos protagonistas, bem como os enunciados produzidos durante as autoconfrontações simples e cruzadas. Para entender, analisar e interpretar todo o processo dialógico que foi instaurado, fundamentamos esta pesquisa em quatro pilares teóricos principais: a Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996, 1998; ROJO, 2006; CELANI, 1998; SOUZA-E-SILVA 2004; LEFFA, 2006); a teoria Socio-histórico-cultural de Vigotski (VIGOTSKI, 1991, 2004, 2008; OLIVEIRA, 1993; FRIEDRICH, 2012; BROSSARD, 2002, 2012; RABARDEL, 1995, 2002); os Estudos da gestualidade (COSNIER, 1982; MCNEILL, 1992; KENDON, 2004; TELLIER, 2006, 2008, 2009; CADET; TELLIER, 2007) e a filosofia da linguagem de Bakhtin e do Círculo (BAKHTIN; 2011, 2015, 2017; VOLÓCHINOV, 2018, 2019; BRAIT, 2009, 2011, 2013, 2014; SOBRAL; GIACOMELLI 2016). Como resultado, concluímos que, de fato, o gesto pedagógico realizado pelos professores estagiários representa um instrumento de grande importância para a prática professoral, uma vez que, assim como o discurso verbal, ele medeia as interações instauradas em sala de aula e a relação que o profissional estabelece com o seu próprio métier, tornando a atividade possível.

Abstract:
The main objective of this research was to investigate whether and how the pedagogical gesture constitutes an instrument for mediating the activity of trainee teachers, helping to carry out the teaching activity. To this end, based on a dialogical and multimodal perspective of discourse (BAKHTIN, 2011; BRAIT, 2013; TELLIER 2006), we propose carrying out a verbal-gestural analysis of the activity of four beginning teachers of French as a foreign language (FFL) from Núcleo de Línguas Estrangeiras – a language institute affiliated with Universidade Estadual do Ceará (UECE). These subjects, with the fictitious names of Joana, Sandro, Eliane and Isabella, participated in a dialogical and reflective process of analyzing the activity, developed with the theoretical-methodological framework of self-confrontation. To generate the corpus of this research, we recorded two classes (initial activity) of the subjects (also called protagonists) on video. We then carried out four simple self-confrontations (teacher + researcher + video of the initial activity), followed by two crossed self-confrontations in pairs (Joana and Sandro - Eliane and Isabella + researcher + video of the initial activity plus the comments produced in the previous phase). Since our research proposes a verbal-visual analysis, we adopted as corpus of investigation excerpts from the protagonists' initial activity, as well as the utterances produced during simple and crossed self-confrontations. To understand, analyze and interpret the entire dialogical process that was established, we based this research on four main theoretical pillars: Applied Linguistics (MOITA LOPES, 1996, 1998; ROJO, 2006; CELANI, 1998; SOUZA-E- SILVA 2004; LEFFA, 2006); Vigotski's socio-historical-cultural theory (VIGOTSKI, 1991, 2004, 2008; OLIVEIRA, 1993; FRIEDRICH, 2012; BROSSARD, 2002, 2012; RABARDEL, 1995, 2002); Gesture Studies (COSNIER, 1982; MCNEILL, 1992; KENDON, 2004; TELLIER, 2006, 2008, 2009; CADET; TELLIER, 2007) as well as Bakhtin and The Circle’s philosophy of language (BAKHTIN; 2011, 2015, 2017; VOLÓCHINOV, 2018, 2019; BRAIT, 2009, 2011, 2013, 2014; SOBRAL; GIACOMELLI 2016). As a result, we conclude that, in fact, the pedagogical gesture carried out by trainee teachers represents an instrument of great importance for teaching practice, since, just like verbal discourse, it mediates the interactions established in the classroom and the relationship that the professional establishes his own métier, making the activity possible.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Lopes, Wescley Batista. O gesto pedagógico: para que e para quem? Análise verbo-gestual da atividade de professores estagiários de francês . 2023. 427 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1