Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Estratégias de referenciação na compreensão de textos em contexto escolar: uma proposta de percurso metodológico no ensino fundamental à luz dos pressupostos da Linguística Textual e dos Estudos Críticos do Discurso

Autor(es):
Ferreira Neto, Jose Alves

Palavras Chaves:
estratégias de referenciação; ensino e aprendizagem; compreensão textual.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo investigar o processo de aprendizagem de compreensão de textos por alunos de duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Fortaleza, com foco no domínio das estratégias de referenciação, considerando os postulados da Linguística Textual (LT) e dos Estudos Críticos do Discurso (ECD). Assim, assumimos o pressuposto enfatizado pela LT de que o processo de referenciação é uma das estratégias de textualização mais importantes para a produção e compreensão dos sentidos e para a orientação argumentativa dos textos, de modo que é de suma importância os estudiosos se debruçarem em pesquisas sobre essa temática relacionando-a ao ensino. Além disso, assentamo-nos nos pressupostos epistemológicos dos ECD, que, embora não tenham proposto uma análise sistemática para o fenômeno da referenciação, permitem-nos investigar os processos referenciais como estratégias textual-discursivas reveladoras das representações ideológicas dos atores sociais, o que consideramos que pode colaborar para o desenvolvimento da leitura crítica dos aprendizes. Do ponto de vista teórico, partimos dos postulados da referenciação, no âmbito da LT, conforme, sobretudo, Custódio Filho (2011), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Mondada e Dubois (2003) e Cavalcante et al. (2020), e dos postulados preconizados, principalmente, por van Dijk (2015, 2016, 2018), no âmbito dos ECD, a fim de analisar os processos referenciais como estratégias textual-discursivas evidenciadoras das representações ideológicas manifestadas nos textos. Além disso, ancoramo-nos, precipuamente, nas reflexões de Fonseca e Geraldi (2012), Rojo (2009), Oliveira (2010) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) sobre as estratégias de atuação do professor nos processos de ensino e aprendizagem de compreensão textual. Do ponto de vista metodológico, em uma investigação de base qualitativa, produzimos e aplicamos um percurso metodológico para o ensino de compreensão textual com foco no domínio das estratégias de referenciação. A carga horária total para a realização do percurso metodológico foi de 30 horas-aula, período durante o qual desenvolvemos oito atividades. Os participantes da pesquisa foram vinte alunos, dez de cada turma. Para a análise, selecionamos uma amostra que abrange os dados referentes à realização de três das oito atividades do nosso percurso metodológico, os quais consideramos ser representativos dos fenômenos mais pertinentes para os objetivos da pesquisa. Os dados de análise são compostos por uma amostra das respostas escritas dos alunos aos questionamentos dessas três atividades de compreensão textual, além das gravações em áudio de comentários e dos registros escritos de notas feitos pelo pesquisador, a fim de perceber como se deu o processo de interlocução dos aprendizes mediado pelos textos. Em perspectiva ampla, os resultados mostram que o percurso metodológico realizado colaborou para que os discentes compreendessem as características basilares da referenciação, o papel dos processos referenciais na construção dos sentidos e na orientação ideológica dos textos. Dessa forma, no processo contínuo de compreensão textual, os alunos realizaram uma atividade reflexiva sobre o modo como os referentes são construídos e reconstruídos com base nos projetos argumentativos e nos posicionamentos ideológicos dos locutores.

Abstract:
This work aims to investigate the learning process of text comprehension by students from two 9th grade elementary school classes at a municipal public school in Fortaleza, focusing on the mastery of referential strategies, considering the postulates of Text Linguistics (LT) and Critical Discourse Studies (ECD). Thus, we assume the assumption emphasized by the LT that the referential process is one of the most important textualization strategies for the production and understanding of meanings and for the argumentative orientation of texts, so that it is of paramount importance for scholars to focus on research about this theme relating it to teaching. In addition, we base ourselves on the epistemological assumptions of the ECD, which, although they have not proposed a systematic analysis for the phenomenon of referentiation, allow us to investigate the referential processes as textual-discursive strategies that reveal the ideological representations of social actors, which we consider which can contribute to the development of the students critical reading. From a theoretical point of view, we adopted as presuppositions the postulates of referentiation, within the scope of LT, as, above all, Custódio Filho (2011), Cavalcante, Custódio Filho and Brito (2014), Mondada and Dubois (2003) and Cavalcante et al. (2020), and the postulates advocated, mainly, by van Dijk (2015, 2016, 2018), within the scope of the ECD, in order to analyze the referential processes as textual-discursive strategies that show the ideological representations manifested in the texts. In addition, we are anchored, primarily, in the reflections of Fonseca and Geraldi (2012), Rojo (2009), Oliveira (2010) and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) on the teacher's performance strategies in the teaching processes. teaching and learning of text comprehension. From the methodological point of view, in qualitative research, we produced and applied a methodological route for teaching textual comprehension with a focus on mastering referential strategies. The total workload for carrying out the methodological course was 30 class hours, during which we developed eight activities. The research participants were twenty students, ten from each class. For the analysis, we selected a sample that covers data relating to the performance of three of the eight activities of our methodological path, which we consider to be representative of the phenomena most relevant to the research objectives. The analysis data are composed of a sample of the students written responses to the questions from these three textual comprehension activities, in addition to audio recordings of comments and written records of notes made by the researcher, in order to understand how the interlocution process took place. of the learners mediated by the texts. In a broad perspective, the results show that the methodological path taken helped students understand the basic characteristics of referentiation, the role of referential processes in the construction of meaning and the ideological orientation of texts. Thus, in the continuous process of textual comprehension, the students carried out a reflective activity on the way in which the referents are constructed and reconstructed based on the argumentative projects and ideological positions of the speakers.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Ferreira Neto, Jose Alves. Estratégias de referenciação na compreensão de textos em contexto escolar: uma proposta de percurso metodológico no ensino fundamental à luz dos pressupostos da Linguística Textual e dos Estudos Críticos do Discurso. 2023. 271 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1