Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Representações sociais sobre a mulheridade (re)produzidas pelo discurso pedagógico do livro didático de língua portuguesa

Autor(es):
Santana, Ana Lorena Dos Santos

Palavras Chaves:
representações sociais; mulheridade; livro didático. estudos críticos do discurso; estudos de gênero.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Ao versar sobre a representatividade da mulher em materiais didáticos que circulam em escolas brasileiras, esta tese objetiva analisar as representações sociais sobre a mulheridade reproduzidas no discurso pedagógico de uma coleção didática de Língua Portuguesa distribuída pelo Programa Nacional do Livro Didático, do ciclo de 2020 a 2023, mais especificamente dos 8º. e 9º. anos do Ensino Fundamental. Do ponto de vista conceitual, partimos de teorias alicerçadas na Psicologia Social e na Linguística Aplicada, como a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 2001; MARKOVÁ, 2006), os Estudos Críticos do Discurso (VAN DIJK, 2003) e os Estudos de Gênero (BUTLER, 2003; LOURO, 2014; BERTH, 2019; SCOTT, 1995), para empreender análise linguístico-discursiva e crítica dos dados levantados no âmbito de uma Abordagem Discursiva das Representações Sociais (IRINEU, 2019). Do ponto de vista procedimental, o percurso traçado objetivou identificar, analisar e examinar, por meio de categorias selecionadas (temas, estereótipos e estruturas ideológicas do discurso), como as questões de gênero emergem de textos e de atividades didáticas propostos nos livros de português selecionados, em uma pesquisa qualitativa, do tipo analítico-discursiva de vertente crítica. Do ponto de vista analítico, percebemos tanto a existência de atividades crítico-reflexivas quanto aos temas Empoderamento, Feminismo e Maternidade, como a ausência de conexão entre discurso verbal e visual no que se refere à mulher, concernentes ao primeiro objetivo específico que se propôs a identificar as temáticas que constituem as representações sociais sobre a mulheridade, permitindo a inferência de possíveis silenciamentos e tangenciando opressões de classe, gênero, raça e sexualidade. Quanto ao segundo objetivo, que pretendeu analisar estereótipos de gênero, percebemos que os livros investigados apresentam textos e atividades que reforçam modelos estereotípicos para evidenciar uma mulheridade antagônica e reducionista, a partir de construções discursivas mediadas por estruturas linguísticas, como as versões submissa, vingativa e conspiradora que foram mobilizadas pelos materiais. Em se tratando do terceiro objetivo, cujo propósito foi examinar estruturas linguístico-discursivas nos livros didáticos, observamos que estruturas ideológicas do discurso reforçadas pelas generalizações, pelo léxico, pelas metáforas, pelas implicações e pelos eufemismos se manifestam no corpus, de modo a materializar ideologias machistas, atuando para o reforço de estruturas com fins de dominação. Diante do resultado das análises, algumas representações sociais transgridem o que está no imaginário social, há séculos, sobre o que seria do universo feminino, e outras consolidam posturas parciais, o que dificulta bastante que imagens preestabelecidas socioculturalmente sejam ressignificadas também nos materiais didáticos. Nessa direção, a tese se apresenta como instrumento que reconhece aspectos do discurso pedagógico que situa as questões de gênero tanto de maneira politizada e dinâmica quanto acrítica e estática. Palavras-chave: representações sociais; mulheridade; livro didático. estudos críticos do discurso; estudos de gênero.

Abstract:
By exploring the representation of women in teaching materials that circulate in Brazilian schools, this thesis aims to analyze the social representations about womanhood reproduced in the pedagogical discourse of a Portuguese Language didactic collection of books distributed by the Programa Nacional do Livro Didático, from the 2020 to 2023 cycle, more specifically for the 8th and 9th grade of elementary school. From a conceptual point of view, it starts from theories based on Social Psychology and Applied Linguistics, such as the Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 2001; MARKOVÁ, 2006), the Critical Discourse Studies (VAN DIJK, 2003) and the Gender Studies (BUTLER, 2003; LOURO, 2014; BERTH, 2019; SCOTT, 1995), to undertake a linguistic-discursive and critical analysis of the data collected within the scope of a Discursive Approach to Social Representations (IRINEU, 2019). From a procedural point of view, the route outlined aims to identify, analyze, and examine, through selected categories (themes, stereotypes, and ideological discourse structures), how gender issues emerge from texts and didactic exercises proposed in the Portuguese book, through qualitative research, from the analytical-discursive type with a critical aspect. From an analytical point of view, it was perceived both the existence of critical-reflexive activities and the themes of Empowerment, Feminism and Motherhood, as an absence of connection between verbal and visual discourse with regard to women, concerning to the first specific objective which aims to identify the themes that constitute the social representation about womanhood, allowing the inference of possible silencing and connecting the oppressions of class, gender, race and sexuality. As for the second objective, in which was intended to analyze the gender stereotypes, it was revealed that the investigated books present exercises that reinforce stereotypical models to evidence an antagonistic and reductionist womanhood, based on discursive constructions mediated by linguistic structures, such as the submissive, vengeful, and conspiratorial versions that were mobilized by the teaching materials. Regarding to the third objective, which focus on examining the linguistic-discursive structures in the didactic book, it was observed that ideological discourse structures reinforced by generalizations, lexicon, metaphors, implications, and euphemisms are manifested in the corpus, in order to materialize sexist ideologies, acting to reinforce structures with the purpose of domination. In view of the results of the analyses, some social representations transgress what has been in the social imaginary for centuries about what would belong to the female universe, and others consolidate partial postures, which makes it very difficult for socioculturally pre-established images to become resignified in teaching materials. In this direction, the thesis presents itself as a beacon that tries to illuminate aspects of the pedagogical discourse that situates gender issues both in a politicized and dynamic way and in an uncritical and static way. Keywords: social representations; womanhood; textbook; critical discourse studies; gender studies.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Santana, Ana Lorena Dos Santos. Representações sociais sobre a mulheridade (re)produzidas pelo discurso pedagógico do livro didático de língua portuguesa. 2023. 196 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1