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Repositório Institucional - UECE
Título:
O gênero podcast como recurso para o ensino da oralidade: proposição de sequência didática para alunos de 5º ano do Ensino Fundamental

Autor(es):
Souza, Priscilla Nayara Ferreira De

Palavras Chaves:
Dialogismo; Dialogicidade; Oralidade; Podcast.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Esta dissertação é resultado de pesquisa que visou analisar a produção de podcasts realizada por alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza. Acreditamos ser importante a realização de uma reflexão sobre a possibilidade de inserção de atividades que viabilizem o trabalho com gêneros orais durante o ano letivo desses estudantes, tendo em vista que o trabalho voltado para o desenvolvimento da modalidade escrita já é realizado de forma sistemática, principalmente, pelo foco nas avaliações externas às quais os estudantes são submetidos durante a vida escolar. Para isso, realizamos pesquisa de campo em uma turma de uma escola localizada em um dos bairros de menor IDH do município citado. Durante nossa pesquisa, buscamos analisar a familiaridade dos educandos com o gênero oral e as temáticas que poderiam viabilizar maior envolvimento desses com a produção do gênero oral, ou seja, as temáticas que faziam parte da vivência deles. A pesquisa foi ancorada nos estudos sobre dialogismo e dialogicidade, oralidade, sobretudo os realizados por Bakhtin (2003), Freire (2014), Marcuschi (2010), Street (2014), documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros. Iniciamos a fase prática da pesquisa e a realização da escuta dos estudantes, além de observarmos aulas ministradas pelo professor da turma. Realizamos oficinas com apresentação do gênero podcast, para que os estudantes, finalmente, produzissem episódios do gênero oral. Após essas etapas, realizamos a análise e a discussão dos resultados das produções dos alunos. Os resultados nos mostraram a possibilidade de inserção dos gêneros orais na rotina de produção textual dos estudantes, além de expressarem a viabilidade de não tratarmos as citações de documentos normativos como possibilidades exaustivas.

Abstract:
This dissertation is the result of a study that aimed to analyze the production of Podcasts by 5th grade students at a municipal school in Fortaleza. We believe it is important to reflect on the opportunity of introducing activities that make it possible to work with oral genres during the school year for these students, given that work aimed at developing the written modality is already carried out systematically, mainly due to the focus on external assessments to which students are subjected during their school life. To do this, we carried out a field study in a class at a school located in one of the lowest HDI neighborhoods in the municipality mentioned above. During our research, we tried to analyze the students' familiarity with the oral genre and which themes could enable them to be more involved in the production of the oral genre, in other words, which themes were part of their experience. The research was anchored in studies on dialogism and dialogicity, orality and podcasts, especially those carried out by Bakhtin (2003), Freire (2014), Marcuschi (2010), Street (2014), normative documents such as the National Common Curriculum Base (BNCC) and others. We began the practical phase of the research by listening to the students and observing lessons given by the class teacher. Workshops were held to present the podcast genre so that the students could finally produce episodes of the oral genre. After these stages, we analyzed and discussed the results of the students' productions. The results showed us the possibility of including oral genres in the students' textual production routine, as well as the feasibility of not treating citations of normative documents as exhaustive possibilities.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Souza, Priscilla Nayara Ferreira De. O gênero podcast como recurso para o ensino da oralidade: proposição de sequência didática para alunos de 5º ano do Ensino Fundamental. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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