O gênero podcast como recurso para o ensino da oralidade: proposição de sequência didática para alunos de 5º ano do Ensino Fundamental
Autor(es):
Souza, Priscilla Nayara Ferreira De
Palavras Chaves:
Dialogismo; Dialogicidade; Oralidade; Podcast.
Ano de Publicação:
2023
Resumo:
Esta dissertação é resultado de pesquisa que visou analisar a produção de podcasts realizada
por alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza.
Acreditamos ser importante a realização de uma reflexão sobre a possibilidade de inserção de
atividades que viabilizem o trabalho com gêneros orais durante o ano letivo desses estudantes,
tendo em vista que o trabalho voltado para o desenvolvimento da modalidade escrita já é
realizado de forma sistemática, principalmente, pelo foco nas avaliações externas às quais os
estudantes são submetidos durante a vida escolar. Para isso, realizamos pesquisa de campo em
uma turma de uma escola localizada em um dos bairros de menor IDH do município citado.
Durante nossa pesquisa, buscamos analisar a familiaridade dos educandos com o gênero oral e
as temáticas que poderiam viabilizar maior envolvimento desses com a produção do gênero
oral, ou seja, as temáticas que faziam parte da vivência deles. A pesquisa foi ancorada nos
estudos sobre dialogismo e dialogicidade, oralidade, sobretudo os realizados por Bakhtin
(2003), Freire (2014), Marcuschi (2010), Street (2014), documentos normativos como a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros. Iniciamos a fase prática da pesquisa e a
realização da escuta dos estudantes, além de observarmos aulas ministradas pelo professor da
turma. Realizamos oficinas com apresentação do gênero podcast, para que os estudantes,
finalmente, produzissem episódios do gênero oral. Após essas etapas, realizamos a análise e a
discussão dos resultados das produções dos alunos. Os resultados nos mostraram a possibilidade
de inserção dos gêneros orais na rotina de produção textual dos estudantes, além de expressarem
a viabilidade de não tratarmos as citações de documentos normativos como possibilidades
exaustivas.
Abstract:
This dissertation is the result of a study that aimed to analyze the production of Podcasts by 5th
grade students at a municipal school in Fortaleza. We believe it is important to reflect on the
opportunity of introducing activities that make it possible to work with oral genres during the
school year for these students, given that work aimed at developing the written modality is
already carried out systematically, mainly due to the focus on external assessments to which
students are subjected during their school life. To do this, we carried out a field study in a class
at a school located in one of the lowest HDI neighborhoods in the municipality mentioned
above. During our research, we tried to analyze the students' familiarity with the oral genre and
which themes could enable them to be more involved in the production of the oral genre, in
other words, which themes were part of their experience. The research was anchored in studies
on dialogism and dialogicity, orality and podcasts, especially those carried out by Bakhtin
(2003), Freire (2014), Marcuschi (2010), Street (2014), normative documents such as the
National Common Curriculum Base (BNCC) and others. We began the practical phase of the
research by listening to the students and observing lessons given by the class teacher.
Workshops were held to present the podcast genre so that the students could finally produce
episodes of the oral genre. After these stages, we analyzed and discussed the results of the
students' productions. The results showed us the possibility of including oral genres in the
students' textual production routine, as well as the feasibility of not treating citations of
normative documents as exhaustive possibilities.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Souza, Priscilla Nayara Ferreira De. O gênero podcast como recurso para o ensino da oralidade: proposição de sequência didática para alunos de 5º ano do Ensino Fundamental. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024
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