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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Recurso educacional digital como ferramenta de ensino-aprendizagem no processo de alfabetização de crianças: análise do software luz do saber

Autor(es):
GONDIM, LAYS QUINDERÉ

Palavras Chaves:
Alfabetização e letramento; recurso educacional digital; análise de software

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
A presente dissertação teve como objetivo central avaliar qualitativamente um recurso educacional digital em forma de software, destinado à alfabetização de crianças. Como objetivos específicos, analisar o software Luz do Saber no tocante aos seguintes aspectos didático-pedagógicos: estruturação do conteúdo; objetivo de ensino; recursos motivacionais e responsivos e sistema de ajuda; construir um protocolo de avaliação para análise da qualidade didático-pedagógica de softwares destinados à alfabetização de crianças e, por fim, propor um modelo de formação continuada para professores que lecionam nas turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos sobre alfabetização e letramento de Street (2014), Ferreiro e Teberosky (1999), Kleiman (2010), Soares (2019, 2020); e recurso educacional digital, Wiley (2000), Silva (2002), Mc Grael (2004), Ribeiro (2013), Araújo (2013), Leffa (2006) e Silva (2012). O protocolo de avaliação do software pedagógico foi desenvolvido pela pesquisadora e poderá servir de base para o professor avaliar qualquer software que tenha como objetivo o ensino de alfabetização de crianças e dessa forma, fazer uso de recursos digitais de qualidade em sala de aula. A análise do Luz do Saber foi realizada a partir da seleção minuciosa dos módulos e atividades do software, com base nos critérios estabelecidos pelo protocolo de avaliação de software pedagógico. O processo de avaliação do software Luz do Saber comprovou que o recurso é parcialmente inadequado ao ensino de alfabetização, à luz da proposta alfabetizar letrando, sendo necessária, portanto, a reformulação de algumas atividades, principalmente no que diz respeito às que envolvem compreensão textual.

Abstract:
This dissertation aimed to qualitatively evaluate a digital educational resource in the form of software designed for children's literacy. The specific objectives were to analyze the Luz do Saber software in terms of didactic and pedagogical aspects, including content structuring, teaching objectives, motivational and responsive features, and the help system. Additionally, the dissertation aimed to develop an evaluation protocol for assessing the didactic-pedagogical quality of software intended for teaching children to read and write. Lastly, it sought to propose a model of continuing education for teachers instructing students in the 1st and 2nd grades of elementary school. The theoretical foundation draws upon studies on literacy and literacy development by Street (2014), Ferreiro and Teberosky (1999), Kleiman (2010), Soares (2019, 2020), as well as theoretical perspectives on digital educational resources by Wiley (2000), McGrael (2004), Ribeiro (2013), Araújo (2013), Leffa (2006), and Silva (2012). The evaluation protocol for the pedagogical software was devised by the researcher and can serve as a framework for teachers to evaluate any software aimed at teaching literacy to children, thereby enabling the use of high-quality digital resources in the classroom. The analysis of Luz do Saber involved a meticulous selection of software modules and activities, guided by the criteria established in the pedagogical software evaluation protocol. The evaluation process of the Luz do Saber software demonstrated that the resource is partially inadequate for teaching literacy in accordance with the proposed literacy development approach. Consequently, certain activities, particularly those involving textual comprehension, need to be reformulated.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
GONDIM, LAYS QUINDERÉ. Recurso educacional digital como ferramenta de ensino-aprendizagem no processo de alfabetização de crianças: análise do software luz do saber. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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