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Repositório Institucional - UECE
Título:
Concepções de letramento digital nas diretrizes nacionais de formação docente e nos programas curriculares de licenciaturas

Autor(es):
Costa, Dalilla Limeira Da

Palavras Chaves:
Desenvolvimento Docente; Diretrizes Formativas; Formação Docente; Fluência Digital; Letramento Digital Docente

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Este estudo objetivou investigar as concepções de Letramento digital docente em diretrizes formativas, como Base Nacional Comum para Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), Matriz de competências digitais docentes, componentes curriculares para formação docente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB); em Projetos Políticos de Cursos (PPCs) de licenciatura em Letras do Brasil. Para esse fim, foi utilizado como principais fundamentos teóricos os preceitos dos estudos de letramentos (STREET, 2014), Letramento digital (BUZATO, 2008) e Letramento digital docente (HISSA, 2021). Como preceitos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa. No que diz respeito à técnica de análise, foi empregada a Análise de Conteúdo Temática (ACT) com o foco no léxico disposto nos documentos investigados. Para isso, as seguintes categorias de análise, extraídas do aporte teórico, foram selecionadas: 1- Concepções de Letramento digital docente; 2- Perspectivas de tecnologias; 3- Modelos de letramentos. As análises partiram de três etapas 1- Pré-análise; 2- Exploração do material de análise; 3-Tratamento dos dados. A partir das categorias elencadas para investigação, os resultados desta pesquisa apontam para uma multiplicidade de concepções de letramento digital para docência nos documentos formativos. Foi observado perspectivas de letramento digital menos inclusivas, como as percepções de técnica e aplicação; como também perspectivas mais inclusivas, como as de participação e convergência cultural. Além disso, outras concepções não existentes na literatura da área emergiram nesses estudos, como letramento digital enquanto fluência digital e enquanto desenvolvimento profissional, o que podem acarretar em uma universalização da formação docente e autonomia docente, respectivamente. Quanto às concepções de tecnologias, foi verificado as perspectivas instrumentalista, determinista e sociotécnica nos documentos. No que se refere aos modelos de letramentos, os resultados apontam para indícios de letramento autônomo e muitos indícios de letramento ideológico. Logo, esses dados sugerem indícios de mudança de paradigma de formação docente para o tratamento das tecnologias digitais, o que pode contribuir para o entendimento de que todas as docentes são, em alguma medida, letradas digitalmente.

Abstract:
This study aimed to investigate the conceptions of teacher digital literacy in training guidelines, such as the National Common Base for Initial Training of Basic Education Teachers (BNC-Training), Teacher Digital Competence Matrix, curricular components for teacher training at the Innovation Center for Education Brazilian (CIEB); in Political Projects of Courses (PPCs) of degree in Letters in Brazil. To this end, the precepts of literacy studies (STREET, 2014), digital literacy (BUZATO, 2008) and teaching digital literacy (HISSA, 2021) were used as the main theoretical foundations. As methodological precepts, it was a basic research of a qualitative nature. With regard to the analysis technique, the Thematic Content Analysis (ACT) was used with a focus on the lexicon disposed in the investigated documents. For this, the following categories of analysis, extracted from the theoretical framework, were selected: 1- Conceptions of Teaching Digital Literacy; 2- Perspectives of technologies; 3- Literacy models. The analyzes were based on three steps: 1- Pre-analysis; 2- Exploration of the analysis material; 3-Data processing. From the categories listed for investigation, the results of this research point to a multiplicity of conceptions of digital literacy for teaching in training documents. Less inclusive perspectives of digital literacy were observed, such as perceptions of technique and application; as well as more inclusive perspectives, such as those of participation and cultural convergence. In addition, other concepts that do not exist in the literature of the area emerged in these studies, such as digital literacy as digital fluency and as professional development, which can lead to a universalization of teacher training and teacher autonomy, respectively. As for the conceptions of technologies, the instrumentalist, determinist and sociotechnical perspectives were verified in the documents. With regard to literacy models, the results point to signs of autonomous literacy and many signs of ideological literacy. Therefore, these data suggest evidence of a change in the paradigm of teacher training for the treatment of digital technologies, which may contribute to the understanding that all teachers are, to some extent, digitally literate.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Costa, Dalilla Limeira Da. Concepções de letramento digital nas diretrizes nacionais de formação docente e nos programas curriculares de licenciaturas. 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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