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Repositório Institucional - UECE
Título:
Letramentos digitais de professoras surdas do ensino médio: da Pedagogia dos Multiletramentos às práticas multiletradas no ambiente virtual

Autor(es):
Almeida, Aline Florencio De

Palavras Chaves:
Letramentos digitais docente; Multiletramentos; Práticas multiletradas no ambiente virtual; Professoras surdas.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
As concepções de letramentos digitais assumidas pelas professoras surdas refletem em suas práticas pedagógicas, ao mesmo tempo em que as práticas multiletradas dessas profissionais no ambiente virtual subsidiam suas concepções de letramentos digitais. De um lado, as mudanças sociais, sobretudo relacionadas às inovações tecnológicas, transformam e são transformadas pelas práticas de linguagem. De outro, ainda hoje, a escola é uma das principais agências de letramento. As mudanças sociais, portanto, chegam à escola e às professoras como demanda pessoal e, principalmente, profissional. As professoras surdas, no entanto, ficam à margem desse processo, sendo apagadas e excluídas de inúmeras práticas e eventos de letramentos. Assim, buscamos identificar as concepções de letramentos digitais que as docentes surdas que atuam no ensino médio de escolas na modalidade regular e técnica integrada de Fortaleza revelam a partir de suas práticas multiletradas no ambiente virtual, na perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos. Teoricamente, fundamentamos nossa pesquisa no âmbito da Linguística Aplicada, especificamente, nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014), multiletramentos (GNL, 2021), letramentos digitais (BUZATO, 2009) e letramento digital na docência (HISSA, 2021). Metodologicamente, utilizamos a Pedagogia dos Multiletramentos (GNL, 2021) como aporte teórico-metodológico e realizamos grupo focal (OLIVEIRA; LEITE FILHO; RODRIGUES, 2007; GONDIM, 2003). As participantes do grupo focal foram seis professoras surdas que atuam no ensino médio de escolas na modalidade regular e técnica integrada de Fortaleza, convidadas a partir de dados oficiais do último Censo Escolar (INEP, 2020). O corpus da pesquisa foi a tradução das falas das professoras nos cinco encontros do grupo focal, ou seja, as falas das professoras surdas transcritas. Identificamos que as participantes partem de uma perspectiva dos letramentos digitais como convergência cultural, pois elas apontam o uso das tecnologias digitais como estratégia para conseguir participar de práticas e eventos de letramentos, dos quais, sem as tecnologias, estariam excluídas. Dessa forma, partindo da premissa de que as professoras surdas são letradas digitalmente, nossa pesquisa traz as seguintes contribuições sobre essas profissionais: identificamos os modos de significação construídos por elas no ambiente virtual; e descrevemos como suas categorias e seus componentes da construção de sentido (design) se apresentam nas suas práticas multiletradas no ambiente virtual.

Abstract:
The conceptions of digital literacies assumed by the deaf teachers reflect on their pedagogical practices while their multiliterate practices in the virtual environment subsidize the conceptions of digital literacies of these professionals. On one hand, social changes, mainly related to technological innovations, transform at the same time that they are transformed by language practices. On the other hand, even today, the school is one of the main literacy agencies. Therefore, social changes reach the school, and the teachers, as a personal but, mainly, professional demand. Deaf teachers, however, remain on the sidelines of this process, being erased and excluded from numerous literacy practices and events. Thus, we seek to identify the conceptions of digital literacy that deaf teachers who work in secondary education schools in the regular and integrated technical modality of Fortaleza reveal from their multiliterate practices in the virtual environment from the perspective of the Pedagogy of Multiliteracies. Theoretically, we base our research in the field of Applied Linguistics, specifically in New Literacy Studies (STREET, 2014), multiliteracies (GNL, 2021), digital literacies (BUZATO, 2009), and digital literacy in teaching (HISSA, 2021). Methodologically, we used the Multiliteracy Pedagogy (GNL, 2021) as a theoretical-methodological contribution and carried out a focus group (OLIVEIRA; LEITE FILHO; RODRIGUES, 2007; GONDIM, 2003). The participants of the focus group were six deaf teachers who work in secondary education schools in the regular and integrated technical modality of Fortaleza, invited based on official data from the last School Census (INEP, 2020). The corpus of the research was the transcription of the teachers' speeches in the five focus group meetings, that is, the transcribed deaf teachers' speeches. We identified that the participants start from a perspective of digital literacy as cultural convergence, as they point to the use of digital technologies as a strategy to be able to participate in literacy practices and events from which, without the technologies, they would be excluded. Thus, our research brings the following contributions about the deaf teachers: 1. We confirm that the participants, who work in secondary education in schools in the regular and integrated technical modality of Fortaleza, are digitally literate; 2. We identified the ways in which they construct meanings in the virtual environment; and 3. we describe how their categories and components of meaning construction- (design) are presented in their multiliterate practices in the virtual environment.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Almeida, Aline Florencio De. Letramentos digitais de professoras surdas do ensino médio: da Pedagogia dos Multiletramentos às práticas multiletradas no ambiente virtual. 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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