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Repositório Institucional - UECE
Título:
Investigação sociorretórica do artigo acadêmico na área disciplinar de geografia

Autor(es):
, FRANCISCA NATALIA LEITE LOPES

Palavras Chaves:
Análise sociorretórica comparativa; Cultura Disciplinar; Geografia Física; Geografia Humana; Artigo Acadêmico.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Esta dissertação teve por objetivo investigar a organização sociorretórica do gênero artigo acadêmico empírico na cultura disciplinar de Geografia a partir de dois eixos: Geografia Física (GF) e Geografia Humana (GH), com base na compreensão de crenças epistêmicas, práticas disciplinares e práticas sociorretóricas (PACHECO, 2020). Como principal aporte teórico, fundamentamo-nos em Swales (1990; 2004), no tocante aos estudos dos gêneros acadêmicos e a sua proposta metodológica CARS (Create a Research Space). No que concerne à discussão de culturas disciplinares, apoiamo-nos em Hyland (2000) e Pacheco; Bernardino (2022). Nesse contexto teórico, tivemos o objetivo de estabelecer um parâmetro comparativo entre GF e GH, analisando os propósitos comunicativos das seções, dos movimentos e dos passos retóricos do gênero artigo acadêmico que analisa objetos de estudo desses campos da Geografia. Para isso, a análise foi feita a partir de dados provenientes da análise linguística de artigos, articulando-os com diretrizes de revistas científicas e com dados da cultura disciplinar da Ciência Geográfica. Desse modo, este estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza descritiva e explicativa de base qualitativa e quantitativa. Com essa abordagem, buscamos conhecer, através da descrição e da explicação, o processo de produção do artigo científico nas ramificações de GF e GH, apresentando, por meio da recorrência de unidades informacionais, a construção sociorretórica do referido gênero acadêmico à luz de crenças e práticas da comunidade acadêmica de Geografia. O corpus desta investigação foi constituído de 20 exemplares de artigos acadêmicos de natureza analítica, escritos em língua portuguesa, publicados entre 2020 e 2022, sendo 10 exemplares para cada dimensão, provenientes de 06 periódicos nacionais, com estratos A1, A2 e B1, conforme WebQualis CAPES – quadriênio 2013/2016. Os resultados revelam uma configuração composicional divergente entre artigos da GF e da GH, ainda que, em menor escala, indiquem aspectos comuns na descrição sociorretórica dos artigos que compuseram a amostra, tal como a elaboração da seção de Introdução e de Considerações Finais no artigo. Além disso, os dados da cultura disciplinar de Geografia, representada, nesta pesquisa, por 11 pesquisadores, evidenciam que, embora haja especificidades de cada eixo disciplinar, tal como a importância concedida à seção de Método pelo eixo disciplinar de GF, a Geografia Física e a Geografia Humana não foram concebidas, pela maior parte dos participantes deste estudo, como dois campos científicos distintos.

Abstract:
This dissertation aimed to investigate the socio-rhetorical organization of the empirical academic article genre in the disciplinary culture of Geography from two axes: Physical Geography (GF) and Human Geography (GH), based on the understanding of epistemic beliefs, disciplinary practices, and socio-rhetorical practices (PACHECO, 2020). As a main theoretical contribution, we base ourselves on Swales (1990; 2004), regarding the studies of academic genres and its CARS (Create a Research Space) methodological proposal. About the discussion of disciplinary cultures, we rely on Hyland (2000) and Pacheco; Bernardino (2022). In this theoretical context, we aimed to establish a comparative parameter between GF and GH, analyzing the communicative purposes of the sections, movements and rhetorical steps of the academic article genre that analyzes objects of study in these fields of Geography. For this, the analysis was carried out based on data from the linguistic analysis of articles, articulating them with guidelines from scientific journals and with data from the disciplinary culture of Geographical Science. Thus, this study is characterized as a descriptive and explanatory research with a qualitative and quantitative basis. With this approach, we seek to know, through the description and explanation, the production process of the scientific article in the branches of GF and GH, presenting, through the recurrence of informational units, the socio-rhetorical construction of the referred academic genre in the light of beliefs and practices of the academic community of Geography. The corpus of this investigation consisted of 20 copies of academic articles of an analytical nature, written in Portuguese, published between 2020 and 2022, 10 copies for each dimension, from 06 national journals, with strata A1, A2 and B1, according to WebQualis CAPES – quadrennium 2013/2016. The results reveal a divergent compositional configuration between GF and GH articles, although, to a lesser extent, they indicate common aspects in the socio-rhetorical description of the articles that made up the sample, such as the elaboration of the Introduction and Final Considerations section in the article. In addition, data on the disciplinary culture of Geography, represented in this research by 11 researchers, show that, although there are specificities of each disciplinary axis, such as the importance given to the Method section by the disciplinary axis of FG, Physical Geography and Human Geography were not conceived, by most of the participants in this study, as two distinct scientific fields.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
, FRANCISCA NATALIA LEITE LOPES . Investigação sociorretórica do artigo acadêmico na área disciplinar de geografia . 2023. 251 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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